Deputados colhem assinaturas em Patos de Minas por mais investimentos em saúde

A Caravana da Saúde foi instituída em abril deste ano e já percorreu mais de 10 municípios mineiros.


A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (18) no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas.
Deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais se reuniram na manhã desta quinta-feira (18) no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas para apresentar à população a Caravana da Saúde. A iniciativa tem como objetivo colher assinaturas para a criação de um Projeto de Lei de iniciativa popular que obriga o Governo Federal a investir o percentual mínimo de 10% da arrecadação com saúde.

A Caravana da Saúde foi instituída em abril deste ano e já percorreu mais de 10 municípios mineiros. Cerca de 400 mil assinaturas foram coletadas até agora. De acordo com o deputado Carlos Mosconi, presidente da comissão de saúde da Assembleia Legislativa de Minas, a meta é chegar a 1,5 milhão de assinaturas para que a proposta seja encaminhada ao Congresso Nacional.

O setor de saúde é apontado pela população como o maior problema dos brasileiros. Como o Governo Federal e o Governo Estadual não investem o necessário, sobra para os municípios socorrerem a população. A lei determina que as prefeituras invistam pelo menos 15% da arrecadação em saúde. De acordo com a prefeita Beia Savassi, em Patos de Minas, os gastos com saúde vão passar de 27% da arrecadação este ano.

Segundo o deputado Dinis Pinheiro, presidente da Assembleia Legislativa, ao fazer com que o Governo Federal invista um percentual mínimo de 10% do orçamento em saúde, poderá sobrar mais dinheiro para os municípios investirem em outras áreas prioritárias. “O que nós queremos é melhorar a vida das pessoas, já que a maior demanda da população é por saúde”, afirmou.

Questionado se a cobrança por mais investimentos será feita também ao Governo do Estado, o deputado Carlos Mosconi disse que o Governo Mineiro já assinou um Termo de Ajustamento de Conduta e que deverá começar a cumprir a lei de investir pelo menos 12% do orçamento em saúde a partir de 2014. Hoje o Governo do estado investe pouco mais de 5%.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais