Deputados colhem assinaturas em Patos de Minas por mais investimentos em saúde

A Caravana da Saúde foi instituída em abril deste ano e já percorreu mais de 10 municípios mineiros.


A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (18) no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas.
Deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais se reuniram na manhã desta quinta-feira (18) no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas para apresentar à população a Caravana da Saúde. A iniciativa tem como objetivo colher assinaturas para a criação de um Projeto de Lei de iniciativa popular que obriga o Governo Federal a investir o percentual mínimo de 10% da arrecadação com saúde.

A Caravana da Saúde foi instituída em abril deste ano e já percorreu mais de 10 municípios mineiros. Cerca de 400 mil assinaturas foram coletadas até agora. De acordo com o deputado Carlos Mosconi, presidente da comissão de saúde da Assembleia Legislativa de Minas, a meta é chegar a 1,5 milhão de assinaturas para que a proposta seja encaminhada ao Congresso Nacional.

O setor de saúde é apontado pela população como o maior problema dos brasileiros. Como o Governo Federal e o Governo Estadual não investem o necessário, sobra para os municípios socorrerem a população. A lei determina que as prefeituras invistam pelo menos 15% da arrecadação em saúde. De acordo com a prefeita Beia Savassi, em Patos de Minas, os gastos com saúde vão passar de 27% da arrecadação este ano.

Segundo o deputado Dinis Pinheiro, presidente da Assembleia Legislativa, ao fazer com que o Governo Federal invista um percentual mínimo de 10% do orçamento em saúde, poderá sobrar mais dinheiro para os municípios investirem em outras áreas prioritárias. “O que nós queremos é melhorar a vida das pessoas, já que a maior demanda da população é por saúde”, afirmou.

Questionado se a cobrança por mais investimentos será feita também ao Governo do Estado, o deputado Carlos Mosconi disse que o Governo Mineiro já assinou um Termo de Ajustamento de Conduta e que deverá começar a cumprir a lei de investir pelo menos 12% do orçamento em saúde a partir de 2014. Hoje o Governo do estado investe pouco mais de 5%.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Operação do GAECO mira grupo criminoso que emitiu notas ficais falsas que ultrapassam R$136 milhões

Veja mais

Ibiza Veículos 32 anos! o Feirão que marcou a história da Ibiza Veículos

Veja mais

Garotinho que sonha em ser policial militar recebe visita surpresa na comemoração do aniversário

Veja mais

Jovem é assassinado a tiros no bairro Nossa Senhora Aparecida; polícia busca autores

Veja mais

Mais de 3 mil candidatos realizam as provas do Vestibular 2025 do Unipam neste domingo

Veja mais

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais