Depois de alcançar recordes, mobilizadores do MG Transplante são dispensados
Patos de Minas encerrou 2012 com 14 doações de múltiplos órgãos, ultrapassando a marca de 9,3 doações para cada 100 mil habitantes
Patos de Minas encerrou 2012 com 14 doações de múltiplos órgãos, ultrapassando a marca de 9,3 doações para cada 100 mil habitantes. O índice é muito maior do que o segundo colocado que foi Montes Claros com 6,4 doações por 100 mil habitantes. Belo Horizonte teve média de 5,7 doações por 100 mil habitantes e Uberlândia ficou com apenas 2,6 doações por 100 mil habitantes.
As 14 doações de múltiplos órgãos realizadas em Patos de Minas no ano passado, significam vida nova para 70 pessoas que aguardavam na fila de espera por um transplante de rin, córnea ou fígado. A dispensa dos mobilizadores, no entanto, pode comprometer esse trabalho que vinha sendo feito com eficiência nos hospitais públicos e particulares da cidade.
Os mobilizadores do MG Transplante foram dispensados por causa do fim do contrato com a FHEMIG. O setor de Recursos Humanos da Fundação Hospitalar de Minas Gerais destacou que a substituição dos profissionais vai depender de um requerimento da direção do Hospital Regional. A partir desse pedido é que a FHEMIG irá decidira se a substituição será feita por contrato ou por concurso.
Autor: Maurício Rocha