Depois de alcançar recordes, mobilizadores do MG Transplante são dispensados

Patos de Minas encerrou 2012 com 14 doações de múltiplos órgãos, ultrapassando a marca de 9,3 doações para cada 100 mil habitantes


Equipe da MG Transplantes depois de mais uma doação de múltiplos orgãos em Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
Os bons resultados alcançados pelos mobilizadores do MG Transplantes em Patos de Minas em 2012 não foram suficientes para mantê-los nos cargos. Eles foram dispensados pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais. Desde então, o município que alcançou recordes no ano passado, não conseguiu realizar mais nenhuma doação de órgãos.

Patos de Minas encerrou 2012 com 14 doações de múltiplos órgãos, ultrapassando a marca de 9,3 doações para cada 100 mil habitantes. O índice é muito maior do que o segundo colocado que foi Montes Claros com 6,4 doações por 100 mil habitantes. Belo Horizonte teve média de 5,7 doações por 100 mil habitantes e Uberlândia ficou com apenas 2,6 doações por 100 mil habitantes.

As 14 doações de múltiplos órgãos realizadas em Patos de Minas no ano passado, significam vida nova para 70 pessoas que aguardavam na fila de espera por um transplante de rin, córnea ou fígado. A dispensa dos mobilizadores, no entanto, pode comprometer esse trabalho que vinha sendo feito com eficiência nos hospitais públicos e particulares da cidade.

Os mobilizadores do MG Transplante foram dispensados por causa do fim do contrato com a FHEMIG. O setor de Recursos Humanos da Fundação Hospitalar de Minas Gerais destacou que a substituição dos profissionais vai depender de um requerimento da direção do Hospital Regional. A partir desse pedido é que a FHEMIG irá decidira se a substituição será feita por contrato ou por concurso.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais