Depois da Folia, católicos vão para a igreja celebrar a quarta-feira de cinzas
A primeira celebração do dia em Patos de Minas aconteceu bem cedo, às 6h30 da manhã, na Matriz de Santo Antônio.
Foto: Arquivo patos Hoje
Depois de cinco dias de folia, os católicos de Patos de Minas levantaram cedo para iniciar a quaresma. O período de penitência e arrependimento começa na quarta-feira, após o Carnaval, com a cerimônia de imposição das cinzas. A primeira celebração do dia em Patos de Minas aconteceu bem cedo, às 6h30 da manhã, na Matriz de Santo Antônio.
As cinzas que os católicos recebem na quarta-feira, após o Carnaval, representam arrependimento perante a Deus e o dever da conversão. Durante as celebrações, os padres marcam a testa dos fiéis com a cinza, deixando uma marca em forma de cruz, que normalmente é deixada até o pôr do sol.
Quem não conseguiu levantar cedo para receber as cinzas nas primeiras horas do primeiro dia da quaresma não precisa se preocupar. A maioria das paróquias em Patos de Minas realiza a celebração das cinzas durante a noite. A Catedral uma nova missa de cinzas será realizada às 19h.
As outras paróquias de Patos de Minas também realizarão celebrações de cinzas à tarde e à noite. Na Igreja dos padres Capuchinhos, serão duas missas, uma às 17h e outra às 19h. Na Igreja do Rosário, será realizada apenas uma celebração a partir das 20h. A Igreja de Nossa Senhora da Abadia também fará uma celebração às 19h.
Durante as celebrações da quarta-feira de cinzas, a Igreja Católica também reforçará a Campanha da Fraternidade 2010, lançada no último dia 10. O tema da Campanha este ano é "Economia e Vida" e o lema é "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6, 24).