Denúncias de vazamentos de esgoto e poluição ambiental se multiplicam em Patos de Minas

A Companhia informou que os problemas já estão sendo solucionados.


O Patos Hoje recebeu pelo menos quatro denúncias de vazamentos de esgoto em Patos de Minas nos últimos dias. Em pelo menos dois casos, a poluição é causada pela própria Copasa, que despeja o esgoto coletado em suas elevatórias e despeja diretamente o Rio Paranaíba. A Companhia informou que os problemas já estão sendo solucionados.

Os extravasamentos de esgoto foram verificados em duas elevatórias da Copasa, uma no bairro Santa Terezinha e outra no bairro Copacabana. Nos dois casos, moradores registraram o despejo de esgoto no Rio Paranaíba e encaminharam para as autoridades competentes.

Também foram verificados vazamentos de esgoto na rua Joaquim Guimarães, acima do Parque Municipal do Mocambo. Segundo Ivanildo Alves, secretário do CODEMA de Patos de Minas, esses vazamentos levam o esgoto para as redes de água pluvial, o que está causando a poluição das lagoas existentes dentro do Parque.

Outro vazamento de esgoto encontrado na manhã desta segunda-feira (10) foi no cruzamento da rua Tupinambas com a rua dos Caiapós, no bairro Alvorada. A tubulação entupiu e os desejos escorriam pelo asfalto, causando muito mau cheiro.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Copasa e recebeu a seguinte resposta:

“A Copasa informa que o extravasamento de esgoto ocorrido na elevatória do bairro Santa Terezinha, em Patos de Minas, foi retirado nesta segunda-feira (10/10). A situação foi decorrente de um problema eletromecânico na unidade, falha corrigida por equipes técnicas na manhã de hoje.

Sobre a situação no bairro Copacabana, a empresa esclarece que, tão logo tomou conhecimento do fato, iniciou a mobilização para regularizar a situação do extravasamento de esgoto na elevatória. A bomba da unidade teve um problema hidráulico, o que prejudicou seu funcionamento. As providências necessárias para a resolução já estão sendo adotadas.

A Companhia informa, ainda, que equipes técnicas já corrigiram os extravasamentos de esgoto nas ruas Joaquim Guimarães Maia, bairro Caramuru, e no cruzamento da rua Tupinambás com Caiapós, no bairro Alvorada. Ambas intercorrências foram causadas pelo entupimento da rede.

Para evitar a reincidência dos problemas, a empresa ressalta a importância de utilizar corretamente o sistema de esgotamento sanitário, não fazendo ligações de água pluvial nas redes coletoras e evitando o lançamento de gordura e objetos sólidos nos ralos e vasos sanitários.

A empresa orienta que, para agilizar o atendimento às demandas ou esclarecer dúvidas relacionadas ao abastecimento, esgotamento sanitário ou tarifação, os clientes devem acionar a companhia diretamente pelos canais de relacionamento, que são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. Site: www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital; Central de Atendimento “115” ou 0800 0300 115. Ou ainda pelo WhatsApp da Copasa (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h”.

Últimas Notícias

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais

Após agressão de garoto à mãe, psicóloga orienta pais como controlar uso da internet pelos filhos

Veja mais

A Orthodontic Patos de Minas convida população para o primeiro “Dia do Aparelho Invisível”

Veja mais

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais