Dengue vira epidemia em Patos de Minas e prefeitura decreta emergência

Com um número preocupante de casos de dengue, o prefeito municipal, Pedro Lucas Rodrigues, resolveu decretar situação de emergênci


O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (15) no gabinete do prefeito.

Com um número preocupante de casos de dengue, o prefeito municipal, Pedro Lucas Rodrigues, resolveu decretar situação de emergência em Patos de Minas. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (15) no gabinete do prefeito. Autoridades de diversos setores da sociedade participaram do anúncio. Já são 1325 notificações, 340 confirmados. A decisão vai possibilitar que medidas emergenciais sejam adotadas para combater a doença.

Segundo Mariah Figueiredo, diretora epidemiológica do município, a situação é realmente preocupante. O número de casos de dengue cresceu muito nos últimos dias, chegando a 340 casos confirmados. E esse número pode ser ainda maior. Isso porque o exame para confirmar a doença é feito apenas em Uberaba. São 883 casos aguardando o resultado. Ela contou que a epidemia na cidade é atípica e aconteceu devido ao atraso no período chuvoso.

Ela informou também que o caminhão fumacê já foi solicitado junto ao governo estadual para ajudar no combate ao mosquito transmissor da doença. Ela salientou, no entanto, que as pessoas devem continuar contribuindo com o trabalho de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. De acordo com a diretora, o fumacê mata somente o mosquito adulto e não vai surtir o efeito necessário se os focos do mosquito persistirem.

A responsável técnica da UPA da Avenida Marabá, Inês Rosário, também está muito preocupada. Ela contou que nesta segunda-feira (15) foram atendidos cerca de 300 pacientes, a maioria com suspeita de dengue. O prefeito Pedro Lucas pediu o apoio das autoridades e de toda a população para ajudar no combate do mosquito. Ele informou que uma série de medidas serão adotadas para controlar a doença.

Profissionais da área da saúde e agentes de endemias serão contratados. Haverá treinamento de profissionais, readequação das instalações físicas da UPA, aquisição de medicamentos, veículos, ambulâncias e realização de campanha educativa nos mais diversos meios de comunicação. Mutirões de limpeza também estão programados para diversos bairros de Patos de Minas. Quatro caminhões e 75 agentes de endemias participarão do trabalho.

A população deve continuar eliminando os focos do mosquito Aedes Aegypti, eliminando todo recipiente que pode acumular água, como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas e etc. Em Minas Gerais, já são 198.502 casos notificados. O superintende regional de saúde, Lindomar Babilônia, informou que a melhor forma é a limpeza. “O ovo do mosquito permanece até anos esperando água para poder se desenvolver”, salientou.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais