CTBC lança 3G em Patos de Minas

A empresa leva a mais 13 cidades do interior Brasil os benefícios do acesso e envio de dados pela internet rápida móvel.

Imagem : Jherer
Em uma iniciativa pioneira no interior do Estado, a CTBC, empresa de telecomunicações do grupo Algar, tem orgulho de trazer para Patos de Minas a tecnologia de terceira geração na telefonia móvel (3G). Já disponível na cidade, a rede 3G da CTBC oferecerá, inicialmente, serviços de banda larga (internet de alta velocidade) sem fio e videochamadas por celular.

O lançamento da rede 3G da CTBC oferece aos patenses a possibilidade de fazer parte de um mundo altamente tecnológico, que já está disponível para usuários da Europa, Estados Unidos, Austrália, Coréia, Japão, Argentina e Chile, em que o acesso à informação global independe do local onde estejam. Além de Patos de Minas, nesta segunda etapa de implantação da tecnologia, Pará de Minas, Ituiutaba, Frutal, Nova Serrana, Iturama (MG), Itumbiara (GO), Batatais, Guaíra, São Joaquim da Barra, Orlândia, Ituverava (SP) e Paranaíba (MS) são as outras cidades contempladas com a rede 3G pela CTBC. Na primeira fase do projeto, em abril desse ano, Uberlândia, Uberaba (MG) e Franca (SP) foram as cidades que receberam a tecnologia de terceira geração.

De acordo com a empresa, a operação da tecnologia 3G será realizada em etapas, acompanhando a instalação de redes e antenas compatíveis nas diferentes regiões de atuação para que os clientes possam usufruir do serviço por completo, principalmente à medida que a empresa ofereça novas opções de uso da 3G.

Com 54 anos de história, a CTBC é nacionalmente reconhecida por sua atuação pioneira ao trazer tecnologia de ponta e produtos de vanguarda ao Brasil Central, antes mesmo de sua utilização em grandes capitais brasileiras, ressaltando a importância que o interior mineiro tem para empresa.

O 3G da CTBC

O diferencial da internet rápida móvel em relação à tecnologia GSM (2G) é a possibilidade de maior transferência de dados a um período de tempo muito menor. Ou seja, mandar e receber arquivos, músicas, fotos, vídeos, participar de jogos 3D em tempo real com vários jogadores e acessar ferramentas de busca fica muito mais fácil, com total mobilidade do cliente. Outro serviço possível da tecnologia 3G são as videochamadas, que permitem que dois clientes com aparelhos 3G realizem ligações em que, além da voz, a imagem da pessoa seja transmitida em clara definição e tempo real.
Para o funcionamento da internet rápida sem fio no celular ou nos computadores, a CTBC vai disponibilizar aparelhos celulares 3G, que podem ser conectados no computador com cabo USB para acesso à internet; placa PCMCIA, para conexão da internet nos laptops, e Modem 3G, para conexão nos computadores.
Para todos esses serviços, a CTBC desenvolveu o Chip CTBC 3G (USIM Card), com maior capacidade e o dobro de memória em relação ao GSM com agenda ampliada de até 500 contatos, sendo que, para cada nome haverá a possibilidade de inclusão de dois números e um endereço de email. Outras facilidades do Chip CTBC 3G são a integração da tecnologia CTBC IUPI, que permite o pagamento de contas via celular (nos moldes de faturas de cartão de crédito), e a habilitação de uma segunda linha para roaming internacional.
O Chip CTBC 3G será vendido juntamente com o modem USB para conexão no computador ou laptops, com a placa PCMCIA para conexão em laptops, ou com o telefone celular 3G, que, além de possibilitar o acesso à internet rápida, permite que usuários realizem videochamadas em tempo real.
Já as videochamadas permitirão que usuários conversem entre si vendo um o outro em tempo real, nos moldes do que já acontece em aplicativos na internet, ao acoplar microfone e webcam ao computador. No celular, não será necessária a inserção de nenhum outro equipamento. Para que esse serviço funcione, além do aparelho compatível e chip 3G, as duas pessoas devem estar na área de cobertura 3G. Em um primeiro momento, é necessário que ambos sejam do mesmo DDD, mas, em um futuro próximo, quando a tecnologia já estiver consolidada em todo o País, a comunicação interurbana será facilitada. Para tanto, a CTBC já está em contato com outras operadoras para as interconexões necessárias para ampliação dos serviços.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Desentendimento entre vizinhos termina em briga generalizada em Patos de Minas

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais