Cruzeiro vence no Mineirão e abre vantagem na semifinal da Copa do Brasil

O gol do triunfo celeste foi marcado por Willian, aos 11 minutos do primeiro tempo.

O Maior de Minas deu mais um importante passo na caminhada para o quinto título da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o time estrelado venceu o Santos-SP por 1 a 0, no Mineirão, pela partida de ida da semifinal do torneio. O gol do triunfo celeste foi marcado por Willian, aos 11 minutos do primeiro tempo. No entanto, o placar poderia ter sido maior se o árbitro Marcelo de Lima Henrique não tivesse anulado um gol legítimo de Ricardo Goulart, nos minutos iniciais da segunda etapa.

O jogo de volta está marcado para quarta-feira da semana que vem, dia cinco de novembro, às 22h, na Vila Belmiro. Com a vantagem obtida no duelo realizado no Mineirão, a Raposa pode empatar e até perder por um gol de diferença, desde que balance a rede dos adversários, que se classificará para a final do certame.

Mas antes desse duelo decisivo pela Copa do Brasil, o Cruzeiro terá pela frente o Botafogo, neste domingo, às 17h, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, também no Gigante da Pampulha. O time estrelado é líder da competição, com 61 pontos, cinco a mais que o segundo colocado.

O jogo

Empurrado pelo apoio da nação azul, o Maior de Minas iniciou o duelo com muita vontade e disposição em busca da vitória. Logo aos quatro minutos, Henrique roubou a bola com um carrinho e tocou para Willian. O atacante celeste deu um lindo drible em Cicinho, mas acabou sendo desarmado na hora do chute.

A pressão estrelada intimidou o time do Santos, que apenas se defendia. Aos 11 minutos, Willian, um dos jogadores mais participativos do duelo, avançou pela ponta direita e arriscou de fora da área, com a perna direita. A bola bateu na zaga e voltou para o jogador cinco estrelas que, de perna esquerda, finalizou com a parte interna do pé, no ângulo, sem chances para Aranha. Cruzeiro 1 x 0

Quando a equipe santista tentava se lançar ao ataque, a Raposa se aproveitava do contra-ataque. Aos 18 minutos, em excelente contragolpe, com passes rápidos, Everton Ribeiro lançou Willian, que cruzou rasteiro para a área. A bola passou em frente à meta santista e, por pouco, Júlio Baptista não a alcançou para fazer o segundo tento celeste na noite.

Aos 35 minutos, o Santos chegou com perigo, pela primeira vez. Robinho sofreu falta de Henrique, em frente à grande área. Na cobrança, Lucas Lima acertou a bola em Júlio Baptista, na barreira humana, afastando o lance para longe da meta de Fábio, que continuava tranquilo na meta cruzeirense.

Segundo tempo

Atrás no placar, a equipe santista tentou impor uma postura mais ofensiva no início da etapa complementar. Aos cinco minutos, Gabriel avançou pelo lado esquerdo e cruzou para Lucas Lima. O meio campista, na frente de Fábio, bateu mal na bola e a mandou longe da meta celeste.

O lance mais polêmico da noite aconteceu aos sete minutos do segundo tempo, quando Willian roubou a bola de David Braz e deu uma linda assistência para Júlio Baptista. O camisa 10 finalizou bem e Aranha se esticou todo para espalmar. No rebote, Ricardo Goulart complementou a jogada e estufou as redes adversárias. Porém, o árbitro já havia assinalado impedimento, equivocadamente, e acabou anulando o gol cruzeirense.

A partida estava em um ritmo muito dinâmico, com boas chances para as duas agremiações. Aos dez minutos, o Santos respondeu com uma boa jogada iniciada com Lucas Lima, que lançou Rildo, na ponta direita. O atacante cruzou rasteiro, Fábio dividiu com Gabriel e a bola sobrou para Robinho. Dentro da pequena área, o camisa 7 bateu forte e Dedé se esticou todo para desviar a finalização para escanteio.

A necessidade de correr atrás do placar fez com que o time de Enderson Moreira adquirisse uma postura mais ofensiva ao decorrer da partida. Aos 29 minutos, Robinho tocou para Jorge Eduardo, que encontrou Alison livre, na entrada da área. O atleta rival finalizou forte, de primeira, e a bola passou sobre o gol celeste.

Nos minutos finais a Raposa tentou ampliar a vantagem. Aos 45, Marlone acionou Mayke, pela ponta direita. O lateral cruzou, mas Marcelo Moreno não conseguiu alcançar a bola. No lance seguinte, o jovem ala do Maior de Minas chegou outra vez à linha de fundo e achou Dagoberto, dentro da área. O atacante chutou e iria marcar o segundo gol do Cruzeiro na noite, mas Cicinho se jogou na frente da bola e desviou o chute para escanteio. Na sequência, aos 48, Marcelo de Lima Henrique ergueu os braços e apitou o fim do duelo. Vitória estrelada e vantagem para o jogo de volta, na Vila Belmiro.

Cruzeiro 1 x Santos 0

Motivo: Partida de ida pela semifinal da Copa do Brasil

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Data: 29 de outubro de 2014, quarta-feira

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ-FIFA)

Gol: Willian, aos 11 minutos do primeiro tempo

Cartões amarelos: Edu Dracena e Mena (Santos)

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro (Marlone) e Ricardo Goulart; Willian (Dagoberto) e Júlio Baptista (Marcelo Moreno).

Técnico: Marcelo Oliveira

SANTOS: Aranha, Cicinho, David Braz, Edu Dracena e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Rildo (Jorge Eduardo), Robinho (Leandro Damião) e Gabriel (Serginho).

Técnico: Enderson Moreira

Fonte: Cruzeiro

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Motorista embriagado bate em veículo parado, tenta fugir e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais