Cruzeiro perde a 1ª batalha contra o São Paulo

O resultado deixa o time celeste na dependência de uma grande atuação no Morumbi.

O Cruzeiro lutou, foi valente, mas acabou surpreendido e perdeu para o São Paulo, por 2 x 0, na noite desta quinta-feira, no Mineirão, no jogo de ida das quartas de final da Copa Santander Libertadores. O resultado deixa o time celeste na dependência de uma grande atuação no Morumbi, daqui a uma semana, para seguir adiante na luta pelo tricampeonato.

Para superar o São Paulo, o Cruzeiro precisa vencer por três gols de diferença na casa do adversário. Se fizer 2 x 0, levará a decisão para os pênaltis. Se marcar três gols ou mais, a vantagem de dois tentos basta para a classificação.

O técnico Adilson Batista só não contou nesta quarta-feira com o zagueiro Leonardo Silva, expulso no jogo de volta das oitavas contra o Nacional. Gil e Thiago Heleno formaram a zaga. De resto, o time foi o mesmo que jogou em Montevidéu. O volante Fabrício se recuperou de incômodo na coxa direita e ajudou a compor o meio-campo.

Ricardo Gomes também teve problema na defesa. O zagueiro Miranda não atuou devido a problemas pessoais e foi substituído por Xandão, que fez dupla com Alex Silva. A atração ficou por conta da estreia de Fernandão, ex-Goiás, no ataque, ao lado de Daboberto.

Para conter o ataque celeste, o São Paulo variou o posicionamento do volante Richarlyson, que tornou-se terceiro zagueiro pelo lado esquerdo para conter as investidas de Thiago Ribeiro pelo setor. Expediente semelhante foi utilizado na mesma ocasião por Muricy Ramalho em 2009, quando o Cruzeiro venceu por 2 x 1 o jogo de ida das quartas.

O Cruzeiro volta a se concentrar no Campeonato Brasileiro a partir de quinta-feira. A equipe enfrentará o Avaí, no domingo, às 18h 30, pela segunda rodada da competição.

O jogo

Cruzeiro e São Paulo fizeram um primeiro tempo como se esperava, muito equilibrado, estudado, e com poucas ocasiões de gol. O time celeste tomou a iniciativa, teve mais a posse de bola e finalizou mais, enquanto o visitante apostou no sólido sistema defensivo e em esporádicas jogadas de contra-ataque.

O Cruzeiro dominou nos minutos iniciais e ameaçou logo aos 9 min, quando Thiago Ribeiro cobrou escanteio da direita, Henrique cabeceou e Rogério Ceni, atrapalhado por Kleber, defendeu no susto. Quatro minutos depois, foi a vez de Kleber receber de Diego Renan na direita, encarar os defensores e chutar fraco, sem problema para o goleiro.

A partir do 20º minuto, o São Paulo começou a apostar nas triangulações do trio Marlos, Fernandão e Dagoberto. Na primeira, Thiago Heleno interceptou antes que Fernandão finalizasse. No segundo, foi a vez de Fábio cortar a bola lançada pelo alto para o estreante.

Na terceira, o São Paulo marcou. O canhoto Marlos tocou a Fernandão e avançou para receber na ponta direita e cruzar rasteiro. Dagoberto apareceu para fazer 1 x 0, aos 23 min.

O time celeste não se lamentou por muito tempo e logo retomou o volume de jogo apresentado no início. Só que teve dificuldade para furar o bloqueio adversário e não criou muito. Aos 37 min, Jonathan cobrou falta e Gil cabeceou para fora. Três minutos depois, foi a vez de Thiago Ribeiro receber do lateral e testar por cima do gol.

O Cruzeiro voltou em ritmo forte no segundo tempo. Logo aos 3 min, Gilberto completou de cabeça o cruzamento de Thiago Ribeiro, mas a bola saiu fraca e Rogério Ceni defendeu. No minuto seguinte, o goleiro salvou o São Paulo ao interceptar chute de Ribeiro.

Adilson Batista mexeu pela primeira vez aos 10 min. O equatoriano Guerrón substituiu Diego Renan e o Cruzeiro passou a ter três atacantes. Gilberto foi para a lateral esquerda. Sete minutos depois, foi a vez de Fabrício dar lugar a Fábio Santos.

No momento em que pressionava, o time celeste foi surpreendido por mais uma jogada rápida. Dagoberto tocou da esquerda, Fernandão ganhou de Jonathan pelo chão e rolou de calcanhar a Hernanes, que chutou no canto esquerdo de Fábio e fez 2 x 0.

Foi um duro golpe, mas incapaz de barrar a valentia de um time guerreiro. O Cruzeiro partiu para cima e por muito pouco não marcou. Aos 29 min, Guerrón recebeu de Gilberto na área e chutou. A bola esbarrou em Richarlyson e entraria, não fosse o carrinho providencial de Júnior César, que evitou o gol e a ação de Thiago Ribeiro no rebote.

Aos 31 min, o árbitro Oscar Ruiz errou e prejudicou o time celeste. Thiago Ribeiro recebeu na entrada da área, girou, driblou um adversário e marcou um belo gol, com a bola desviando no travessão. Mas o colombiano anotou impedimento inexistente. No minuto seguinte, foi a vez de Roger entrar na vaga de Gilberto, na última tentativa de Adilson.

E o camisa 23 por muito pouco não balançou a rede aos 38 min, quando a bola sobrou na área e ele emendou de pé direito, mas acertou trave direita. A bola ainda rolou em cima da linha e bateu na trave esquerda antes de sair. Os atletas celestes deixaram o campo extenuados e tiveram o esforço reconhecido pelo torcedor, que apoiou até o final.

CRUZEIRO 0 X 2 SÃO PAULO

Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa Santander Libertadores
Data: 12/05/2010 (quarta-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Oscar Ruiz (COL)
Público: 48.602 pagantes
Renda: R$ 1.422.892,04
Gols: Dagoberto, aos 23 min do primeiro tempo; Hernanes, aos 20 min do segundo tempo

Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Gil, Thiago Heleno e Diego Renan (Guerrón); Fabrício (Fábio Santos), Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto (Roger); Thiago Ribeiro e Kleber
Técnico: Adilson Batista

São Paulo
Rogério Ceni; Cicinho (Jean), Alex Silva, Xandão e Júnior César (Jorge Wagner); Rodrigo Souto, Richarlyson, Hernanes e Marlos; Dagoberto e Fernandão (Washington)
Técnico: Ricardo Gomes

Cartões amarelos: Xandão, Richarlyson, Hernanes e Dagoberto (São Paulo); Jonathan e Roger (Cruzeiro)

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais