Cruzeiro goleia e segue na Copa Libertadores

O Cruzeiro cumpriu seu papel, goleou o Real Potosí, por 7 x 0, na noite desta quarta-feira, no Mineirão.

O Cruzeiro cumpriu seu papel, goleou o Real Potosí, por 7 x 0, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, e garantiu um lugar no grupo 7 da Copa Santander Libertadores. Depois do empate por 1 x 1 na Bolívia, a equipe celeste não teve dificuldade para eliminar o adversário da primeira fase para seguir rumo a tricampeonato da América.

Campeão nos anos de 1976 e 1997, o Cruzeiro terá como adversários no próximo estágio Vélez Sarsfield-ARG, Colo-Colo-CHI e Deportivo Itália-VEN. O campeão de cada um dos oito grupos e os seis melhores segundos colocados passam às oitavas-de-final.

Sem o armador Gilberto, expulso no jogo de ida, Adilson Batista armou o Cruzeiro com três atacantes. Thiago Ribeiro, Kleber e Wellington Paulista formaram o trio de ataque, enquanto os volantes Elicarlos, Marquinhos Paraná e Henrique compuseram o meio-campo.



A Raposa poderia empatar por 0 x 0 que classificaria, mas garantiu o resultado já no primeiro tempo, com gols de Marquinhos Paraná, Thiago Ribeiro, Kleber e Jonathan.

A estreia na fase de grupos acontecerá já na próxima semana. O Cruzeiro vai a Buenos Aires enfrentar o Vélez Sarsfield, na próxima quarta-feira, às 21h 50. Antes, os comandadsos de Adilson Batista encaram o Villa Nova, sábado, às 17h, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro.

O jogo

O Cruzeiro deixou evidente desde o apito inicial a superioridade técnica sobre o Real Potosí. No ritmo da torcida, o time celeste imprimiu um ritmo forte nos minutos iniciais, com a gana de quem queria decidir logo o confronto.

A melhor chance criada na "blitz" inicial foi aos 8 min. Henrique recebeu passe de Jonathan na área e acertou um chute no travessão. No rebote, Wellington Paulista cabeceou e o goleiro brasileiro Machado fez grande defesa, impedindo o gol de abertura.

O Real Potosí tentou equilibrar as ações, e a partir dos 15 min o Cruzeiro diminuiu o ritmo alucinante com que entrou em campo. Mas não por muito tempo.

O Mineirão comemorou pela primeira vez aos 28 min, quando Jonathan lançou Wellington Paulista, que matou no peito, carregou a bola com categoria e encobriu Machado com um toque sutil. Antes que a bola entrasse, Marquinhos Paraná disputou com Ricaldi e fez 1 x 0.

O segundo gol saiu apenas dois minutos depois. Jonathan tocou para Wellington Paulista, que da entrada da área passou a Thiago Ribeiro. O camisa 11 não teve dificuldade para finalizar da linha da pequena área e acertar o canto esquerdo. Cruzeiro 2 x 0.

O Cruzeiro não diminuiu o ritmo e, em mais uma intervenção de Jonathan, marcou novamente. Aos 39 min, o lateral avançou rente à linha lateral e cruzou rasteiro para Kleber chutar na saída do goleiro, fazer 3 x 0 e beijar a camisa celeste na comemoração.

Antes que o primeiro tempo terminasse, a china azul vibrou pela quarta vez. Thiago Ribeiro cruzou na esquerda e Jonathan cabeceou como centroavante. Cruzeiro 4 x 0, aos 46 min. A superioridade do Cruzeiro na primeira etapa fica evidente quando se constata que goleiro Fábio foi para o vestiário no intervalo sem fazer uma defesa sequer.

No início do segundo tempo, um lance incomum. Kleber recebeu o passe na saída de bola e logo foi atingido por Yecerotte, em carrinho faltoso, com apenas 3 seg de jogo. O árbitro argentino Diego Hernán Abal não teve dúvidas em expulsar o boliviano.

Adilson Batista agiu rapidamente e colocou Guerrón no lugar de Elicarlos já aos 4 min. o Cruzeiro ficou com quatro atacantes e, logo na primeira bola que recebeu, o equatoriano recebeu em velocidade e marcou, mas estava impedido.

Curiosamente, uma arma bem utilizada pelo Cruzeiro no jogo de ida passou a ser um empecilho ao ataque celeste no Mineirão. Os potosinos deixaram os celestes em impedimento seguidas vezes e atrasaram bastante a marcação do quinto gol.

O comandante celeste fez a segunda alteração aos 21 min. Bernardo entrou para armar jogadas no meio-campo, no lugar de Wellington Paulista. O esquema voltou a ser o 4-3-3. Sete minutos depois, foi a vez de Eliandro substituir o extenuado Gladiador Kleber, que deixou o gramado ovacionado pela torcida celeste.

Pouco depois de Eliandro entrar, mais uma expulsão curiosa. Galindo não obedeceu a determinação anterior do árbitro de retirar a aliança e foi advertido com o segundo cartão amarelo. O Real Potosí passava a jogar com 9 atletas.

O Cruzeiro insistiu muito e finalmente ampliou o placar aos 42 min. Após bela troca de passes, Jonathan rolou para Eliandro chutar cruzado, na pequena área, para fazer 5 x 0. No minuto seguinte, foi a vez de Bernardo receber passe de Diego Renan na esquerda, passar pelo goleiro e completar e fazer 6 x 0.

Por fim, Guerrón fechou a contagem, já aos 46 min. O equatoriano foi acionado por Jonathan, passou por Clavijo e, quase sem ângulo, marcou o sétimo.

CRUZEIRO 7 X 0 REAL POTOSÍ

Motivo: jogo de volta da primeira fase da Copa Santander Libertadores
Data: 03/02/2010 (quarta-feira)
Árbitro: Diego Hernán Abal (ARG)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Público: 36.574 pagantes
Renda: R$ 734.725,75
Gols: Marquinhos Paraná, aos 28 min, Thiago Ribeiro, aos 30 min, Kleber, aos 39 min, e Jonathan, aos 45 min do primeiro tempo; Eliandro, aos 42 min, Bernardo, aos 43 min, e Guerrón, aos 46 min do segundo tempo

Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Elicarlos (Guerrón), Marquinhos Paraná e Henrique; Kleber (Eliandro), Thiago Ribeiro e Wellington Paulista (Bernardo)
Técnico: Adilson Batista

Real Potosí
Machado; Eguino, Ricaldi, Rodríguez e Galindo; Clavijo, Ortiz, Gutierrez e Argarañaz (Loayza); Yecerotte e Andaveris (Torres)
Técnico: Sergio Apaza

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais