Cruzeiro empata no Chile e se classifica
Com 11 pontos ganhos ao término do grupo 7, o time celeste está garantido como um dos seis melhores segundos colocados.
O Cruzeiro fez o suficiente, empatou com o Colo-Colo, por 1 x 1, na noite desta quinta-feira, em Santiago, e garantiu vaga nas oitavas de final da Copa Santander Libertadores. Com 11 pontos ganhos ao término do grupo 7, o time celeste está garantido como um dos seis melhores segundos colocados das oito chaves do torneio.
O primeiro lugar ficou com o Vélez Sarsfield, que goleou o Deportivo Itália, por 4 x 0, em Buenos Aires, e chegou aos 13 pontos ganhos em seis partidas. Os argentinos devem se garantir como um dos times de melhor campanha e decidir as oitavas em casa.
O Cruzeiro foi a campo sem surpresas. Recuperado de conjuntivite, o volante Henrique retomou o lugar no meio-campo, em lugar de Fabrício, que ficou como opção. Wellington Paulista substituiu o lesionado Kleber e formou dupla de ataque com Thiago Ribeiro.
Os gols saíram na segunda etapa. Thiago Ribeiro abriu o placar aos 12 min, mas o Colo-Colo empatou logo aos 15 min e o jogo ficou no 1 x 1.
A delegação celeste retornará a Belo Horizonte na noite de sexta-feira e seguirá diretamente para a concentração da Toca da Raposa II. O time volta a campo já no domingo, para enfrentar o Ipatinga, pela semifinal do Campeonato Mineiro.
O jogo
O Colo-Colo começou o jogo precisando de uma goleada e o Cruzeiro estava a uma vitória de ratificar a liderança do grupo 7. O que se viu, contudo, foi um primeiro tempo pouco jogado, com 28 faltas cometidas (16 pelos donos da casa) e sem muitas chances de gol.
O Cruzeiro manteve o jogo equilibrado e foi quem primeiro finalizou, com Wellington Paulista, que recebeu passe de Gilberto e chutou de fora da área, para a defesa de Prieto. O Colo-Colo respondeu dois minutos depois com Miralles, que invadiu a área e chutou cruzado. Fábio defendeu bem, naquela que, a rigor, foi a única ameaça à meta celeste.
Quando tinha a posse de bola, o Cruzeiro era mais objetivo e finalizava mesmo sem as melhores condições. Como aos 21 min, quando Diego Renan avançou pela esquerda e, quase da linha de fundo, chutou firme, por cima do travessão. Já o Colo-Colo investiu nos avanços de Bogado pela esquerda, que teve os cruzamentos bem defendidos por Fábio.
O clima ficou quente por volta dos 30 min. Gil se desentendeu com Aránguiz, Leonardo Silva com Miralles e os quatro receberam cartão amarelo. Pior para o Cruzeiro, que ficou com a zaga "pendurada". O Colo-Colo chegou a esboçar uma pressão nos dez minutos finais da primeira etapa, mas sem ameaçar a meta de Fábio.
O Cruzeiro voltou para a segunda etapa com Fabrício no lugar de Fabinho e o Colo-Colo passou a ter Fuenzalida na vaga de Magalhães. As equipes passaram a se preocupar mais em jogar e jogo ganhou em emoção.
O time celeste abriu o placar após triangulação de Gilberto, Marquinhos Paraná e Henrique, que culminou cruzamento preciso do camisa 10 pela esquerda. De primeira, Thiago Ribeiro emendou um belo chute e acertou o canto esquerdo de Prieto para fazer 1 x 0.
Ironicamente, quem deslanchou a partir do gol foi o Colo-Colo. Aos 14 min, Miralles cruzou da direita e Fuenzalida furou da pequena área. No minuto seguinte, não teve jeito. Millar recebeu de Miralles em profundidade e apareceu sozinho na área para fazer 1 x 1.
Incrivelmente, o Colo-Colo quase virou aos 16 min. Só não o fez porque Fábio defendeu muito bem o forte chute de Miralles de dentro da área.
Depois de ver o time em dificuldade, Adilson Batista fez a segunda substituição, aos 19 min. Thiago Heleno reforçou a defesa, em lugar de Diego Renan. Com três zagueiros na defensiva celeste, a pressão do Colo-Colo diminuiu, mas não cessou. Aos 24 min, Fábio fez grande defesa novamente em finalização de Miralles dentro da área.
Roger entrou em ação aos 28 min, no lugar de Wellington Paulista e o Cruzeiro ganhou em toque de bola. Como o empate era suficiente para a classificação às oitavas de final, o time celeste passou a administrar o resultado. O Colo-Colo tentava a vitória e teve a tarefa dificultada a partir dos 35 min, quando Scotti cometeu falta em Henrique e foi expulso.
Sem se arriscar, a Raposa soube parar as últimas investidas dos chilenos e avançou sempre com o cuidado de não expor a defesa a riscos.
COLO-COLO 1 X 1 CRUZEIRO
Motivo: sexta rodada da fase de grupos da Copa Santander Libertadores
Local: estádio Monumental, em Santiago-CHI
Data: 15/04/2010 (quinta-feira)
Árbitro: Carlos Torres (PAR)
Público: não informado
Renda: não informada
Gols: Thiago Ribeiro, aos 12 min, e Millar, aos 15 min do segundo tempo
Colo-Colo
Prieto; Magalhães (Fuenzalida), Toro, Scotti e Cereceda (Quiroga); Aránguiz (Graf), Meléndez, Millar e Torres; Miralles e Bogado
Técnico: Hugo Tocalli
Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan (Thiago Heleno); Fabinho (Fabrício), Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista (Roger)
Técnico: Adilson Batista