Crianças aprimoram a leitura e ganham autoconfiança em projeto de Escola na Zona Rural
A professora Eliana Alves desenvolveu um projeto que, junto com a leitura, preparou as crianças para serem pessoas mais seguras ao falarem em público.
Umas das habilidades mais importantes para o ser humano é a leitura. Saber ler e escrever é essencial para que uma pessoa conquiste seus sonhos e tenha uma vida plena. Mas as necessidades não param por aí. Pensando nisso, uma professora na zona rural desenvolveu um projeto que, junto com a leitura, preparou as crianças para serem pessoas mais seguras ao falarem em público.
O projeto aconteceu durante todo o ano de 2015. O trabalho desenvolvido pela Professora do 2º Ano da Escola Municipal João Gualberto de Amorim, na comunidade de Curraleiro, Eliana Alves, buscou primeiramente incentivar a leitura, mas a forma foi bastante diferente e acabou desenvolvendo novas habilidades. Cada aluno teve um dia especial para apresentar uma história do seu gosto.
Com a ajuda em casa, eles treinaram a leitura e se apresentaram para os demais alunos da escola. Os familiares foram convidados e ficaram todos orgulhosos ao verem as crianças de 7 a 8 anos contando seus trabalhos. “É um dia muito especial para cada criança, a expectativa de chegar o dia de sua apresentação é muito grande e as crianças superam seus desafios pessoais com muito entusiasmo. Os mais tímidos enfrentam seu público e adquirem mais desenvoltura; os que têm mais dificuldades adquirem habilidades de leitura devido ao treino constante. Outro aspecto importante a ser considerado é que após a leitura, o aluno, fantasiado do personagem, relata o acontecimento na primeira pessoa do singular, contando a experiência que viveu naquela história. É uma verdadeira viagem” , garantiu a professora Eliana Alves.
E o projeto foi mais longe. Com praticamente nada de recursos, a professora inventou um álbum para criar o hábito de leitura nas crianças. Tudo funciona da seguinte forma: “cada aluno preenche durante o ano 27 fichas literárias, correspondentes aos livros lidos e os relatos das apresentações dos colegas. Para cada ficha literária apresentada à professora, a criança ganha uma figurinha para completar o álbum de sua turma. O álbum contém imagens, figurinhas e o perfil de todos os alunos. A vontade de completar o álbum faz com que os alunos tenham outro grande motivo para continuarem lendo.
As famílias consideraram muito positiva a iniciativa desse trabalho. O projeto de leitura acabou fazendo com que as crianças se interessassem mais pela leitura e vencessem a timidez através do entusiasmo de superar o desafio de apresentar em público. “Ele ajudou não só as crianças, mas as famílias a descobrirem como formar o hábito de leitura em seus filhos. Foi emocionante ver a ansiedade do filho aguardando o dia da apresentação e o sorriso de ter conseguido se superar”, falou uma das mães.
E os alunos também amaram para participar do projeto. A pequena Érika disse que achou muito bom porque agora passou a ler mais. Eu lia embaixo de uma árvore cheia de flores vermelhas. Eu fiquei com muita vergonha, mas dei conta de enfrentar o meu medo. Eu achei que fiquei muito bonita, que li muito bem. Eu fui a Cinderela que tinha um sapatinho de cristal. No dia da apresentação eu acordei à noite e perguntei: mamãe que horas eu vou levantar para ir à escola? Porque eu estava com muita vontade de me apresentar”, relatou a aluna para a professora.
Eliane ressaltou que contou com a colaboração de suas colegas, que tiraram um tempinho e levaram suas turmas para assistirem às apresentações e com o grande envolvimento das famílias. Foi uma oportunidade real de interagir as famílias nas atividades dos filhos: “casal ajudando a montar o cenário para apresentação de sua filha; avó costurando jaleco para sua netinha; mãe fazendo doces para casinha de João de Maria. E como todos só têm acesso à escola através do transporte escolar, durante todo o ano desceram dos ônibus escolares princesas, joaninhas, bailarinas, sonhando com o dia especial”, concluiu.
Autor: Farley Rocha