CPI da CEASA finaliza relatório sobre desvios incriminando apenas ex-diretor

A 14ª e última reunião aconteceu no dia 11, para proceder a votação final do Relatório de Investigações.

A Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI –, instaurada pela Câmara Municipal de Patos de Minas para investigar o desvio de verba na Central Regional de Abastecimento – Ceasa Regional – realizou sua 14ª e última reunião no dia 11, para proceder a votação final do Relatório de Investigações.

Todos os Vereadores integrantes estiveram presentes: Sílvio Gomes de Deus (Presidente), Pedro Lucas Rodrigues (Relator), Bartolomeu Ferreira Ribeiro, Isaías Martins de Oliveira e João Bosco de Castro Borges – Bosquinho –, e ainda a equipe de apoio formada por servidores do Legislativo Municipal.

Aberta a reunião, foi lida e aprovada a Ata da reunião anterior. Em seguida, o Presidente concedeu a palavra aos demais membros para a respectiva votação do Relatório.

O primeiro a falar foi o Relator, Vereador Pedro Lucas Rodrigues, que lamentou o fato de estarem reunidos para tal julgamento, vez que o mesmo poderia ter sido evitado se o Executivo patense tivesse respondido de forma ágil aos requerimentos do Legislativo. O Relator, além de incriminar o Sr. Edgar Pinheiro, réu confesso no crime de desvio de verbas da Ceasa Regional, responsabilizou a Prefeita Béia Savassi, o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisco Mendonça, e a Controladoria Geral do Município, por entender que foram omissos quanto à fiscalização do movimento financeiro da Ceasa Regional.

O Vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro acompanhou o Relator, em parte, divergindo quanto à Prefeita Béia Savassi, ao Secretário Francisco Mendonça e à Controladoria Geral. O outro membro da CPI, Vereador Isaías Martins de Oliveira, acompanhou o Relator, mas divergiu quanto à Prefeita e ao Secretário.

O Vereador João Bosco de Castro Borges – Bosquinho –, também acompanhou o voto do Relator quanto ao principal acusado e isentou o Secretário Francisco Mendonça. Finalmente, o Presidente da CPI, Vereador Sílvio Gomes de Deus, votou acompanhando o Relator, isentando apenas o Secretário Municipal de Fazenda, Pecuária e Abastecimento, Francisco Mendonça.

Sílvio também ressaltou que o ilícito na Ceasa se deu porque houve demora do Executivo em responder às solicitações de informação feitas pela Câmara Municipal. Quanto às recomendações e encaminhamentos, a CPI recomendou encaminhar o Relatório às seguintes entidades:

I – à Mesa Diretora da Câmara Municipal, para conhecimento do seu inteiro teor;
II – ao Delegado de Polícia, Bel. Saulo Santos, com vistas a compor o Inquérito Policial nº PCNET 1480301;
III – ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, notadamente a 5ª Promotoria de Justiça de Patos de Minas, a fim de integrar o Inquérito Civil Público nº 048012000019-9, para que o Promotor de Justiça, Dr. Paulo Henrique Delicole, tome as medidas cabíveis;
IV – à Prefeitura Municipal de Patos de Minas, para que cumpra integralmente as determinações contidas na Lei Municipal nº 6.362/10 e adote providências saneadoras de caráter disciplinar e administrativo, diante das irregularidades detectadas, no prazo máximo de 60 dias, sob pena de responsabilidade política administrativa, e também para que promova ações imediatas visando o ressarcimento integral do dano ao erário público;
V – ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, para subsidiar o julgamento do Retório Final da Comissão de Tomada de Contas Especial nº 2.166/2012 criada no âmbito do Executivo Municipal, bem como para tomar as medidas que julgar pertinentes.
Encerrando, o Vereador-Presidente, Sílvio Gomes, agradeceu a todos e encerrou a última reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a Central Regional de Abastecimento de Patos de Minas – Ceasa Regional.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais