Covid-19: público em estádios na Euro leva a aumento de casos, diz OMS

Total de infecctados na Europa subiu 10% na semana passada

A presença de público nos estádios de futebol durante a Eurocopa e nos pubs e bares das cidades-sede dos jogos está impulsionando o atual aumento nas infecções pelo novo coronavírus na Europa, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta quinta-feira (1º).

Um período de dez semanas de queda nos novos casos de covid-19 em toda a região chegou ao fim e uma nova onda de infecções é inevitável caso torcedores e demais pessoas baixem a guarda, segundo a OMS.

Na semana passada, o número de novos casos aumentou 10%, impulsionado pelas multidões nas cidades-sede da Eurocopa, viagens e pela flexibilização das restrições em combate à covid-19, afirmou a OMS.

"Temos que olhar para muito além dos próprios estádios", disse Catherine Smallwood, autoridade responsável pelas situações de urgência da OMS, a jornalistas. "Precisamos ver como as pessoas chegam lá, será que viajam em grandes trens e ônibus lotados? E quando saem dos estádios, vão a bares e pubs cheios de gente para assistir aos jogos?". "São esses pequenos eventos recorrentes que estão impulsionando a propagação do vírus", disse Smallwood.

O ministro de Interior da Alemanha, Horst Seehofer, chamou de "totalmente irresponsável" a decisão da Uefa, entidade reguladora do futebol europeu, de permitir grandes públicos durante a Eurocopa.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Sicoob Credicopa lança campanha de Seguros em comemoração ao Dia das Mães

Veja mais

Prefeitura lança campanha para ajudar vítimas da enchente no Rio Grande do Sul

Veja mais

Homem tenta reatar relacionamento, sogro intervém e garota acaba sendo agredida em Patos de Minas

Veja mais

Motociclista de 57 anos é preso por embriaguez ao ser flagrado em zigue-zague pela Av. Afonso Queiroz

Veja mais

Vendas de passaportes da Fenamilho 2024 terminam na sexta-feira; veja como comprar

Veja mais

Fórum Jurídico do Unipam chega a 18ª edição esta semana; inscrições estão abertas

Veja mais