Corpo de Bombeiros vê cenário pior do que janeiro e famílias devem se apressar na mudança

A orientação é para que as famílias não esperem porque o nível está subindo muito mais rápido e há chuva para mais 10 dias.

Patos de Minas vive uma das situações mais incomuns de sua história. Em apenas 2 meses, duas enchentes atingem milhares de famílias em todo o município. E esta segunda enchente pode ser ainda pior que a de janeiro. A orientação é para que as famílias não esperem porque o nível está subindo muito mais rápido e há chuva para mais 10 dias.

O Comandante do 12º BBM, Tenente Coronel Duarte, informou que o nível do Rio Paranaíba, que vem sendo monitorado de forma intensificada pelo Corpo de Bombeiros, está subindo de forma muito rápida e é preciso conscientizar a população para que preparem os pertences e encontrem um novo abrigo para fazer a mudança.


Ele explicou que houve uma chuva muito volumosa em Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa, ou seja, na bacia hidrográfica do Rio Paranaíba, e as águas vêm subindo de forma mais rápida do que o verificado em janeiro. “Às 3 horas da madrugada desta quinta-feira (10), o Rio Paranaíba estava a 10,30m acima do nível normal. Agora, às 11h00, o nível chegou a 11 metros”, disse.

O oficial argumentou que, na 1ª enchente, o máximo que se verificou foi um aumento de 0,60 cm em 24 horas. Desta vez, o nível subiu 0,70 cm em 8 horas. Ele alertou a população a redobrar a atenção. “Já preparem para sair para minimizar os impactos. Tem a agravante de que o solo está muito encharcado e há mais 10 dias de muito volume de chuva. O cenário pode ser pior”, alertou. As águas estão a apenas 1,75 m do ponto mais alto atingido em janeiro, considerada a maior enchente dos últimos 30 anos.


O Tenente Fernandes, Coordenador da Defesa Civil, também falou sobre a conscientização das famílias. O trabalho de retirada das famílias segue acontecendo e as famílias precisam se antecipar para evitar os transtornos. Ele também destacou a subida muito rápida do Rio Paranaíba e frisou que as chuvas que fazem o nível do rio se elevar em Patos de Minas são as águas que caem na montante, ou seja, as chuvas nos municípios mais próximos de onde nasce o rio.

A Ponte do Arco sobre o Rio Paranaíba voltou a ser interditada por volta das 13h30 desta quinta-feira (10). O Tenente Fernandes ressaltou que entende a importância dela para a população, mas para segurança é preciso interditá-la assim que as águas começam a atingir sua base. Essa foi a segunda vez que a ponte foi interditada este ano devido à cheia do Rio Paranaíba. Da outra vez, a ponte foi interditada no dia 11 de janeiro e ficou fechada até o dia 15 do mesmo mês.


Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais