Copasa anuncia investimento em tecnologia para agilizar manutenções e evitar desabastecimento

Segundo a companhia, o CCO vai agilizar manutenções e melhorar a prestação de serviços à com unidade.

A Copasa anunciou um investimento de R$136 mil para a criação do Centro de Controle Operacional Oeste (CCO), um ambiente projetado para armazenar um conjunto de tecnologias capazes de monitorar remotamente e em tempo real a situação do abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios onde a empresa opera. Segundo a companhia, o CCO vai agilizar manutenções e melhorar a prestação de serviços à com unidade.

O engenheiro de projetos e obras da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Oeste (USOO), Murilo Arruda, destacou que a estrutura possibilita análises e tomada de decisões imediatas. “O CCO permite saber se ocorre falha eletromecânica ou falta de energia nas unidades de tratamento ou reservatórios, trabalha na redução de vazamentos de água, favorece a vigilância do patrimônio e, por meio do cruzamento de dados, contribui também para a detecção de problemas antes mesmo de que aconteçam”, contou.

A assertividade das informações geradas faz com que as providências para regularizar quaisquer intercorrências sejam tomadas de maneira mais célere. No caso do abastecimento, por exemplo, se o sistema detecta que um reservatório está com defeito, as equipes são rapidamente direcionadas para o local para eliminar a falha e prevenir a falta de água. Já no caso do esgotamento, se ocorre falha em uma elevatória de esgoto, técnicos são mobilizados para investigar a situação e normalizá-la o mais breve possível. “Onde antes precisaríamos visitar fisicamente o local, hoje identificamos os problemas em tempo real de forma online”, disse Murilo.

O CCO monitora os 58 municípios abrangidos pela Unidade de Negócio Oeste - desde o Pontal do Triângulo, passando pelo Alto Paranaíba e terminando no Noroeste do Estado. A tecnologia conta com a ajuda de sistemas internos informatizados e georreferenciados, que também são capazes de analisar a qualidade da água e sua distribuição.

Murilo também falou que, com o CCO, já é possível afirmar que o prazo de resolução das demandas foi minimizado. O CCO é um projeto embrionário de inovação e em constante ampliação. Foi pensado para trabalhar 24h, em turno, para monitoramento contínuo.

Últimas Notícias

A Orthodontic Patos de Minas convida população para o primeiro “Dia do Aparelho Invisível”

Veja mais

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais