Convocação de aposentados para prova de vida online é golpe; alerta Procon de Patos de Minas

Mais uma vez, os aposentados são alvo de estelionatários.

Mais uma vez, os aposentados são alvo de estelionatários. Uma convocação para a realização de prova de vida online que vem sendo feita, na verdade, é estratégia usada por criminosos para coletar dados e tirar dinheiro das vítimas. O alerta foi feito pelo Procon de Patos de Minas.

"O Procon de Patos de Minas e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informam tratar-se de golpe recentes ligações para que aposentados façam a prova de vida on-line, por causa da pandemia. No contato são falados todos os dados pessoais e enviada mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie foto de um documento para finalizar o processo. Quem recebe esse tipo de ligação não deve fornecer nenhuma informação e deve encerrar a chamada", alerta o órgão.

Segundo o coordenador do Procon de Patos de Minas, Rafael Godinho, o órgão tem registro um número expressivo de tentativas de golpes desse tipo nos últimos dias. "Recebemos muitas ligações de aposentados que foram contatados pelos golpistas. É importante que continuem a registrar esses casos junto ao Procon", informou.

O coordenador do Procon explicou que o INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida. Rafael Godinho orienta as pessoas a procurarem o órgão em caso de dúvidas e jamais forneça informações pessoais, endereço ou senhas para pessoas desconhecidas.

Últimas Notícias

Homem flagra a casa do pai sendo furtada, persegue suspeito e o imobiliza até a chegada da polícia

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso após sequência de roubos e furtos no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário

Veja mais

Carro de família que viajava pela MG 230 é atingido violentamente por árvore e motorista fica ferido

Veja mais

Chuvas ajudam a amenizar o calor, mas causam estragos em Patos de Minas e na região

Veja mais

Família perde tudo em incêndio em residência no distrito de Santiago e pede ajuda para recomeçar

Veja mais