Convocação de aposentados para prova de vida online é golpe; alerta Procon de Patos de Minas

Mais uma vez, os aposentados são alvo de estelionatários.

Mais uma vez, os aposentados são alvo de estelionatários. Uma convocação para a realização de prova de vida online que vem sendo feita, na verdade, é estratégia usada por criminosos para coletar dados e tirar dinheiro das vítimas. O alerta foi feito pelo Procon de Patos de Minas.

"O Procon de Patos de Minas e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informam tratar-se de golpe recentes ligações para que aposentados façam a prova de vida on-line, por causa da pandemia. No contato são falados todos os dados pessoais e enviada mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie foto de um documento para finalizar o processo. Quem recebe esse tipo de ligação não deve fornecer nenhuma informação e deve encerrar a chamada", alerta o órgão.

Segundo o coordenador do Procon de Patos de Minas, Rafael Godinho, o órgão tem registro um número expressivo de tentativas de golpes desse tipo nos últimos dias. "Recebemos muitas ligações de aposentados que foram contatados pelos golpistas. É importante que continuem a registrar esses casos junto ao Procon", informou.

O coordenador do Procon explicou que o INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida. Rafael Godinho orienta as pessoas a procurarem o órgão em caso de dúvidas e jamais forneça informações pessoais, endereço ou senhas para pessoas desconhecidas.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais