Contribuintes têm só esta semana para doarem parte do imposto de renda para fundos assistenciais

Pessoas jurídicas também podem destinar até 1% de seu imposto, sendo que a doação já pode ser lançada na declaração do Imposto de Renda

Os contribuintes têm até o dia 30 de dezembro para doarem parte do imposto de renda para fundos assistenciais da criança e do idoso. Para pessoa física, o valor doado será abatido, até o limite de 6% do total devido à União, no imposto de renda do próximo ano. Pessoas jurídicas também podem destinar até 1% de seu imposto, sendo que a doação já pode ser lançada na declaração do Imposto de Renda.

É possível doar por meio de depósito bancário ou transferência. Para o FIA, as doações podem ser feitas para a conta 58.842-3 (Banco do Brasil – agência 0190-2, CNPJ 15.777.946/0001-36) e para o FID pela conta 77.282-8 (Banco do Brasil – agência 0190-2, CNPJ 24.980.431/0001-20). Depois de efetivar a doação, o contribuinte deve repassar o comprovante ao seu contador ou emitir recibo no Aprova Digital (patosdeminas.prefeituras.net) . Cabe ressaltar que doações feitas diretamente para as entidades não são passíveis de dedução. Para fazer jus ao abatimento, é necessário que a doação seja repassada para o FIA ou FID.

De acordo com a vice-presidente do Conselho do Idoso, Magda Inhauser Riceti Magalhães, a destinação de parte do IR não representa gasto extra para o contribuinte. Ela ainda explica que a dedução recai sobre o imposto devido e não sobre o valor a pagar: “Quando é feito o cálculo do imposto de renda, chega-se ao imposto devido. Desse valor serão feitos os abatimentos e as deduções, resultando o imposto a pagar ou a restituir. Sendo assim os 6% que o contribuinte pode doar incidem sobre imposto devido, sendo abatidos do valor a ser pago ou acrescentados à restituição.”

Entidades assistidas – Para receber recursos dos fundos, as entidades precisam ter seus projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Em Patos de Minas, são 15 instituições beneficiadas pelo FIA: Amigos da Criança e do Adolescente João e Maria; Amparo Eurípedes Novelino; Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice de Patos de Minas – Casa das Meninas; Associação Vem-Ser de Proteção e Assistência à Criança e ao Adolescente; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patos de Minas; Casa da Acolhida; Casa da Sopa Tia Euzápia; Centro Educacional Infantil Beneficente Sementes Farroupilha – Escolinha Tia Edna; Lar Paulo e Estevão; Legião da Boa Vontade; Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas de Patos de Minas – Esperança Azul; Associação dos Deficientes Visuais de Patos de Minas – ADV; Posto de Assistência Chico Xavier; Rede Cidadã, Associação Abba, Pai em Patos de Minas.

As instituições beneficiadas pelo FID no município são: Vila Padre Alaor; Lar de Idosos Eurípedes Barsanulfo; Pró-Curar-Se; Casa das Meninas; Associação dos Deficientes Visuais – ADV.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais