Contribuinte tem até o próximo dia 30 para fazer doações ao Fundo da Infância e Adolescência
O valor doado retorna para o contribuinte adicionado ao imposto a ser restituído ou reduzido do valor que deverá ser pago.
Os contribuintes, que desejarem destinar parte do seu Imposto de Renda em prol de crianças e adolescentes, têm até o dia 30 de dezembro para fazer a doação a entidade de sua preferência vinculada ao Conselho da Criança e do Adolescente. Dessa forma, além de ajudar a quem precisa, é possível garantir a dedução no valor do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF). O valor doado retorna para o contribuinte adicionado ao imposto a ser restituído ou reduzido do valor que deverá ser pago.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) permite a dedução de até 6% do valor do Imposto de Renda devido de pessoas físicas e 1% das pessoas jurídicas, para doações feitas em favor dos Fundos da Criança e do Adolescente. Dentro desses limites, o valor é devolvido ao contribuinte de forma integral.
Em Patos de Minas, o Fundo da Infância e da Adolescência – FIA – tem conseguido convencer muitos contribuintes da possibilidade da doação. Márcia Lopes, captadora do FIA, diz que o Fundo chega ao final de 2020 com mais de R$ 2 milhões. O dinheiro é repassado a entidades assistenciais do município.
Márcia explica que 12 entidades de Patos de Minas estão aptas a receberem recursos do Fundo da Infância e da Adolescência. Os contribuintes que declaram imposto de renda e que quiserem fazer doações ao FIA devem entrar em contato com Márcia Lopes pelo telefone (34) 9 9919 2991. Ela poderá oferecer todas as informações necessárias para que seja feita a doação.