Contrato de estágio descumprido pode gerar multa e caracterizar vínculo; por Brian Epstein Campos

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos.

O estágio pode ser não obrigatório ou obrigatório, assim definido no projeto do curso. Ele não gera vínculo empregatício, mas é necessário que: 1) o estagiário seja frequente ao curso; 2) haja a celebração de termo de compromisso entre o educando, o cedente do estágio e a instituição de ensino; 3) haja compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso.

A jornada de trabalho será definida no termo de compromisso e não poderá superar: A) quatro horas diárias e vinte horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos; B) seis horas diárias e trinta horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular. A jornada somente poderá ser maior se houver previsão no projeto pedagógico do curso.

É garantido ao estagiário, entre outros direitos, seguro contra acidentes pessoais, a proteção da legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho e, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a um ano, período de recesso de trinta dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

O número máximo de estagiários em relação ao quadro de pessoal das entidades concedentes de estágio deverá atender às seguintes proporções: 1) de um a cinco empregados: um estagiário; 2) de seis a dez empregados: até dois estagiários; 3) de onze a vinte e cinco empregados: até cinco estagiários; 4) acima de vinte e cinco empregados: até vinte por cento de estagiários.

A manutenção de estagiários em desconformidade com a Lei caracteriza vínculo de emprego do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária. A fiscalização compete à Delegacia Regional do Trabalho.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais