Consumidores ganham na Justiça restituição da Taxa de Iluminação Pública

Um grupo de 15 consumidores de Patos de Minas ganhou na Justiça o direito de não pagar mais a Taxa de Iluminação Pública.

Um grupo de 15 consumidores de Patos de Minas ganhou na Justiça o direito de não pagar mais a Taxa de Iluminação Pública. Além disso, o município terá que devolver todo o dinheiro que foi cobrado dos contribuintes nos últimos anos.

Os consumidores ajuizaram a ação na Justiça em 2002 questionando a legalidade da Taxa de Iluminação Pública. Seis anos depois, a decisão do Tribunal de Justiça foi favorável aos contribuintes.

Os desembargadores entenderam que a Taxa de Iluminação Pública é inconstitucional porque os recursos arrecadados não se destinam à prestação do serviço de iluminação pública na cidade e decidiram da seguinte forma:

“A legislação municipal deveria conter dispositivo determinando que os recursos arrecadados com a CIP (Contribuição de Iluminação Pública) fossem destinados a um fundo para financiar o serviço de iluminação pública do município, mas tal não ocorreu. O contribuinte deve ter a garantia de que o valor recolhido a título da referida contribuição será destinado exclusivamente à prestação do serviço de iluminação pública. Ausente a garantia, resta clara a inconstitucionalidade da lei complementar 186, alterada pela lei complementar municipal 206/2003”.

A decisão não cabe mais recurso. Os valores que deverão ser devolvidos pela administração municipal variam de R$ 700,00 a R$ 5.000,00 segundo a assessoria jurídica dos consumidores que ganharam a ação contra a cobrança da Taxa de Iluminação Pública.

De acordo com o presidente da União Sindical, Euso Silva, que é um dos 15 contribuintes que vão deixar de pagar a Taxa de Iluminação Pública e ainda terá o dinheiro de volta, a decisão do Tribunal de Justiça serve de base para que todos os consumidores patenses acionem a justiça para deixar de pagar a contribuição.

Últimas Notícias

Casal é preso por furtar treliça de construção e ser flagrado com drogas em Patos de Minas

Veja mais

Ladrões cortam correntes e furtam todas as baterias de carretas estacionadas no bairro Guanabara

Veja mais

Fenômeno raro: cometa com longa cauda pode ser visto nos céus de Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar localiza arma artesanal de grosso calibre em lote vago, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Foragido da justiça de São Paulo é preso durante operação na MGC354, de Patos de Minas

Veja mais

URT apresenta novos uniformes para a temporada 2025 com retorno da camisa listrada

Veja mais