Construção histórica de uma piscina de Olegário Maciel é descoberta em Patos de Minas
A entrada do teatro está localizada na área que abrigava, antigamente, o quintal da Casa de Olegário Maciel.
Reportagem atualizada às 14h32 desta quarta-feira (25)
Uma construção histórica foi descoberta durante a reforma do Museu da Cidade Patos de Minas, Casa de Olegário Maciel (MuP). Com as obras de restauração e reforma do Teatro Municipal Leão de Formosa, foram encontrados vestígios de azulejos de uma antiga piscina da residência do ex-presidente de Minas Gerais.
Ao abrirem um buraco no pátio que dá acesso ao Teatro Municipal, os funcionários da empresa contratada para a execução da reforma encontraram azulejos da piscina que havia sido construída pela sobrinha de Olegário Dias Maciel, Dóris Tormim, há mais de cinquenta anos. No atual local, onde hoje é a entrada do teatro, localizava-se o quintal da Casa de Olegário Maciel.
Tanto o Teatro Leão de Formosa quanto na Casa de Olegário Maciel, onde hoje funciona o Museu da Cidade de Patos de Minas, passam por reforma na infraestrutura, nas instalações hidráulicas e elétricas, desde fevereiro deste ano, para melhorar no atendimento ao público e a estrutura das construções.
O investimento nas melhorias propostas e necessárias nos locais está sendo pago pelo Fundo Municipal de Patrimônio Cultural. O valor total da obra é de R$ 182.112,04.
Segundo o diretor de Patrimônio Histórico, Geenes Alves, como o projeto atual não previa a estrutura encontrada, ela foi tampada novamente, devido sua localização, já que está à frente do teatro. "Neste momento não será feita nenhuma intervenção para que a piscina fique à mostra, mas esperamos que, futuramente, ela possa ser restaurada, dentro de um outro projeto, para a preservação da memória e história de Patos de Minas", esclareceu Geenes.
Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas