Comprei ingresso e o evento foi cancelado. Tenho direito à restituição? Veja o que diz nova MP

A dica é ficar atento às atualizações normativas para não ter prejuízos.

A Medida Provisória (MP) 948, feita pelo Presidente Bolsonaro, isenta os organizadores de shows, festas, apresentações artísticas e plataformas digitais de vendas de ingressos pela internet da imediata restituição dos valores usados para compra de ingressos, desde que assegurem: I – a remarcação dos eventos cancelados; II – a disponibilização de crédito para uso ou abatimento na compra de outros eventos disponíveis (se o organizador dispuser de outros serviços); ou III – outro acordo a ser formalizado com o consumidor.

Qualquer destas três possibilidades não importará em custo adicional, taxa ou multa ao consumidor, desde que a solicitação seja efetuada no prazo de noventa dias, contado da data de entrada em vigor (08/04/2020) desta Medida Provisória.

No caso do consumidor optar por usar os valores já pagos para abatimento ou compra de outro evento, terá prazo de doze meses, contado da data de encerramento do estado de calamidade pública (previsto para findar em 31/12/2020), ou seja, até 31/12/2021.

Por outro lado, o empreendedor terá o mesmo prazo para restituir o dinheiro (corrigido pelo IPCA-E) se não atender a nenhuma três hipóteses ditas acima.

Esta MP subverte o regime do Código de Defesa do Consumidor que era protecionista. Ademais, coloca o consumidor em situação de insegurança já que o prazo do estado de calamidade pública, em razão da pandemia COVID-19, pode ser alterado para acudir circunstâncias econômicas, tornando incerto o recebimento dos valores. Outra fonte de insegurança é que a MP pode não ser convertida em Lei pelo Congresso e perder a validade em até 120 dias.

A dica é ficar atento às atualizações normativas para não ter prejuízos.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais