Como conscientizar a população de que entrada da cidade não é lixão e que descarte irregular é crime?
Nem as placas informando que esta prática constitui crime ambiental é capaz de sensibilizar a população, que parece não encontrar a forma correta de descartar o lixo.
Entra ano, sai ano e as entradas e saídas de Patos de Minas continuam sendo usadas para o descarte irregular de todo tipo de inservíveis. Alguns pontos estão funcionando como verdadeiros lixões, como o trecho que dá acesso à “Estrada da Serrinha”. Nem as placas informando que esta prática constitui crime ambiental é capaz de sensibilizar a população, que parece não encontrar a forma correta de descartar o lixo.
A reportagem do Patos Hoje encontrou diversos locais que estão sendo tomados pelos lixos. Apenas na “Estrada da Serrinha” foram dois pontos alvos do crime ambiental. Ao lado do chamado “Balão da Suínco”, foi onde mais chamou a atenção. Uma placa foi afixada informando que: “Descarte irregular de lixo e entulho é crime ambienta”. Apesar do alerta, no local se formou um verdadeiro “lixão”.
Um pouco mais abaixo, outro local também foi tomado por lixo. Foi possível encontrar garrafas, plásticos, móveis, embalagens e diversos outros materiais. O preocupante é que a água se acumulou entre os materiais, o que se tornou um “prato cheio” para o mosquito da dengue.
Quem for flagrado descartando lixos ou entulhos no meio ambiente, poderão ter que responder criminalmente e ainda arcar com uma multa severa. Quem ver alguém praticando esse crime, pode denunciar por meio do 181, onde o anonimato é garantido.