Comitê mantém região Noroeste na Onda Vermelha e proíbe realização de cirurgias eletivas

Além disso, o Comitê decidiu suspender a realização das cirurgias eletivas em todo o Estado.

Em reunião nessa terça-feira (16), o Comitê Extraordinário da Covid-19 em Minas Gerais manteve a região Noroeste de Saúde, da qual Patos de Minas faz parte, na Onda Vermelha. Triângulo Norte, Triângulo Sul e outras quatro regiões do Estado também permanecem na Onda mais restritiva do Plano Minas Consciente. Além disso, o Comitê decidiu suspender a realização das cirurgias eletivas em todo o Estado.

A decisão não se aplica ao paciente cardíaco ou oncológico de maior gravidade. A medida, válida por 15 dias, é uma ação preventiva para evitar o esgotamento da rede pública de assistência. Na última semana, Minas registrou aumento de 3,2% no número de casos e 4,1% nos óbitos pela covid-19.

O anúncio foi feito durante reunião dessa terça-feira (16/2) e será válida para as redes pública e privada (contratada e conveniada com o Sistema Único de Saúde - SUS).  A determinação ampliará para todos os municípios mineiros a resolução da SES publicada no último sábado (13/2), que suspendia as cirurgias não eletivas em sete macrorregiões do estado.

“A medida tem como objetivo minimizar a sobrecarga no sistema de Saúde para o atendimento de pacientes com covid-19. A ação também vai permitir que a secretaria tenha mobilidade no planejamento estratégico de readequação e redistribuição de pacientes, equipes médicas e equipamentos para regiões em que a incidência da doença está maior”, afirma o chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho.

A região Noroeste de Saúde vive o pior momento da pandemia. Somente a microrregião de Patos de Minas registrou mais de 50 mortes por Covid-19 só no último final de semana. Nessa terça-feira,  o prefeito Luís Eduardo Falcão publicou novo decreto fechando comércio não essencial, serviços, igrejas e decretou toque de recolher após as 22h. A cidade está com mais de 100% de ocupação em leitos de UTI e enfermarias e apresenta uma crescente no número de casos confirmados.

Últimas Notícias

Após denúncias, PM encontra drogas em terreno e leva dono de tabacaria para a delegacia

Veja mais

Em ataque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Veículo capota várias vezes na avenida Fátima Porto e deixa motorista ferida

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais