Comissão que apura possíveis irregularidades em vacinação analisa denúncias enviadas pela população

Os parlamentares identificaram algumas situações controversas

A Comissão Especial da Câmara Municipal de Patos de Minas, criada para apurar possíveis irregularidades na ordem de prioridade da vacinação contra Covid-19 no município, realizou a segunda reunião na tarde desta terça-feira (20), para analisar os documentos dos vereadores contendo as denúncias de possíveis “fura-filas” informadas pela população. A comissão é composta pelos parlamentares Vitor Porto Fonseca Gonçalves (presidente), Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL e Vicente de Paula Sousa. Também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, vereador Ezequiel Macedo, e os parlamentares Gladston Gabriel, Wilian de Campos e José Eustáquio.

No primeiro momento, a Procuradoria Jurídica da Casa Legislativa apresentou aos vereadores a operacionalização do Plano Nacional de Imunização, por meio do qual a Prefeitura de Patos de Minas realiza a gestão da vacinação da Covid-19 no município. Grupos prioritários, fases da vacinação e outros detalhes do plano foram destacados pelos procuradores, com base na Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.319, de 9 de fevereiro de 2021, que “Aprova a alteração da Deliberação CIB-SUS/MG n° 3.314, de 29 de janeiro de 2021, que aprova a distribuição das vacinas aos municípios para imunização dos grupos prioritários contra COVID-19 no Estado de Minas Gerais, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações e dá outras providências”.

Com embasamento no Plano Nacional de Imunização e respectiva Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.319/2021, os vereadores então analisaram as denúncias recebidas. A lista de vacinados de Patos de Minas, enviada pelo prefeito após solicitação dos vereadores, também foi objeto de avaliação e confrontação com as denúncias.

Durante a análise das denúncias e da lista de vacinados, os parlamentares identificaram algumas situações controversas e passíveis de mais diligências. Diante disso, os membros da comissão especial encaminharam os documentos à Procuradoria Jurídica da Casa Legislativa, para análise técnica das denúncias formalizadas e elaboração de relatórios, que serão apresentados à comissão na próxima reunião de trabalho, a ser realizada no dia 4 de maio (terça-feira).

Os membros da comissão especial vêm cumprindo o seu papel de fiscalizadores do serviço público, avaliando, nesse caso, à observância da ordem de aplicação de vacinas contra a Covid-19 em Patos de Minas, a partir de denúncias da própria população, a quem representam. Ao final, a comissão especial encaminhará o relatório conclusivo para autoridades competentes, a fim de que sejam tomadas as devidas providências, caso sejam identificadas irregularidades.

Fonte: Ascom da Câmara Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais

Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Veja mais

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Saúde passa por transformação em Patos de Minas com investimento pesado em novas obras, reformas e ampliações

Veja mais

Motorista morre após caminhão aquaplanar e bater em carreta, na BR354

Veja mais