Comerciantes fazem manifesto no Centro de Patos de Minas em prol da abertura das lojas

A partir deste sábado (27), diversas lojas deverão ficar fechadas em cumprimento à Onda Verde.

Com cartazes e vestidos de preto, os manifestantes pediram que seja revista a decisão.

Comerciantes e funcionários do comércio de Patos de Minas foram para o Centro na tarde desta sexta-feira (26) para cobrarem a abertura do comércio. Com cartazes e vestidos de preto, os manifestantes pediram que seja revista a decisão de fechar as lojas. A partir deste sábado (27), diversas lojas deverão ficar fechadas em cumprimento à Onda Verde.

Nos cartazes, os manifestantes disseram: “O povo tem pressa o comércio não aglomera”, “+UTIs”, “Luto pelo comércio”, “Adote um desempregado e pague as contas dele”, “Socorro precisamos de mais leitos de UTI”, “Qualquer trabalho que provê o pão de cada dia é essencial”, “O comércio também salva vidas/ Movimento pela vida precisamos trabalhar”.

Os manifestantes chegaram a se ajoelhar na calçada na Rua major Gote para pedir que o comércio não seja fechado. Eles também foram para a principal rua da cidade e interromperam o tráfego de veículos para mostrarem o descontentamento com o fechamento das lojas que só deve voltar após o Governo Estadual mudar a região para a Onda Branca.

De acordo com a comerciante Dulcimar Gontijo, faltou diálogo entre a poder executivo e os comerciantes. Ela conta que houve um grande equívoco no fechamento do comércio. “O prefeito fala que as lojas estão cheias e eu falo pra vocês, quem dera se nós estivéssemos faturando como antes, quem dera se estivéssemos tendo o mesmo rendimento. O que eu vejo é simplesmente o contrário, lojas vazias, faturamento caindo, o desemprego aumentando e muita crueldade por parte das autoridades”.

Vicente Borges, porta voz do movimento desta tarde, disse que a manifestação tem o objetivo de sensibilizar os governantes para uma melhor manutenção da saúde pública. Segundo ele, fechar o comércio não é a solução para os problemas, muito pelo contrário. Vicente contou que os comerciantes estão pedindo socorro e lutando para podem continuar levando o sustento para a família.

O Prefeito José Eustáquio Rodrigues havia até anunciado a intenção de liberar o comércio no dia 16. No entanto, o Governo Estadual Romeu Zema retroagiu a região para a Onda Verde devido ao aumento dos casos. Com isso, o Ministério Público ingressou com uma ação na justiça para fazer com que a Prefeitura Municipal cumprisse o Plano Minas Consciente. A decisão foi no sentido de cumprir o Minas Consciente ou sair do Plano. O prefeito juntamente com o Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19 decidiram cumprir o plano, o que ensejou assim ao fechamento de diversas atividades econômicas.

Últimas Notícias

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais

Homem de 33 anos acaba preso ao misturar clonazepam com crack e ameaçar de morte a própria mãe

Veja mais

Garis escoram monte de lixo em carro estacionado e deixa proprietário indignado

Veja mais

Após receber denúncia anônima, Polícia Militar encontra casa usada para o tráfico de drogas

Veja mais

Acusados de assassinar produtor que vivia ameaçado são alvos de megaoperação em Patos de Minas

Veja mais