Comerciante registra imagens impressionantes de formação de tornado no céu de Patos de Minas

As fotos foram registradas na Avenida Marabá, no Bairro Alto da Serra, pelo comerciante Leonardo Nunes Carvalho.

Um comerciante de Patos de Minas conseguiu registrar imagens impressionantes nesta sexta-feira (15). As fotos realizadas com o aparelho celular mostram o cone do redemoinho, típico de um tornado. As fotos foram registradas na Avenida Marabá, no Bairro Alto da Serra, pelo comerciante Leonardo Nunes Carvalho.

O registro aconteceu por volta das 16h10. De acordo com Leonardo, estava trabalhando em seu sacolão quando percebeu o fenômeno. Ele contou que tentou fazer um vídeo, porém infelizmente a bateria chegou ao fim. Ele explicou que chovia na hora do registro e o fenômeno aconteceu nas proximidades do Centro de Convenções do UNIPAM.

E o fenômeno não ficou restrito apenas ao perímetro urbano. Adriano Camargo, morador do distrito de Pindaíbas, também conseguiu registrar o tornado com seu aparelho celular. Além de fotos, ele também gravou um vídeo assustado com o redemoinho que, quando alcança a terra, costuma deixar estragos.

De acordo com o Mundo Educação, o tornado é um tipo de ciclone, ou seja, redemoinhos atmosféricos que giram em torno de um centro de baixa pressão atmosférica. Normalmente a sua formação ocorre no final da tarde, pois nesse período a atmosfera apresenta maior instabilidade.

A palavra tornado é originária do termo espanhol “tornada”, que significa tempestade. O tornado apresenta dimensões e duração bem menores que a de um furacão. Porém, esse fenômeno é capaz de gerar grandes catástrofes, como por exemplo, destruição de casas.
Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.

Algumas regiões são mais propícias para a formação de tornados, pois apresentam aspectos favoráveis para a ocorrência desse fenômeno. Entre essas regiões podemos destacar a parte central dos Estados Unidos, e alguns países da América do Sul como o Uruguai, Argentina e o sul do Brasil.

De acordo com o Clima Tempo, para o sábado (16), a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. No domingo (17), a revisão é de Sol com algumas nuvens, chovendo rápido durante o dia e à noite. O Corpo de Bombeiros faz um alerta para temporais nesta época do ano.

Últimas Notícias

Entregador acaba preso na BR 352 após policiais flagrarem frequentador de festa recebendo cocaína

Veja mais

Jovem é esfaqueado no bairro Jardim Esperança, em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa prepara ações imperdíveis para a Fenamilho 2024

Veja mais

Homem de 35 anos morre após ser atropelado em rodovia de Lagoa Grande

Veja mais

Homem é socorrido com chumbinhos alojados na cabeça e boca após ser atingido por disparos

Veja mais

Milkshow e Fenaminas maiores feiras de agronegócio do Alto Paranaíba serão realizadas em conjunto

Veja mais