Com UTIs superlotadas, direção pede que não sejam enviados pacientes para o Hospital Regional

A informação é de que não há vaga de UTI adulto no hospital.

A direção do Hospital Regional Antônio Dias de Patos de Minas encaminhou nessa quinta-feira (17) um ofício para diversas autoridades de saúde da região informando a superlotação da unidade hospitalar. No documento, a direção pede para que não sejam enviados pacientes para o hospital, porque pode causar risco de agravamento do quadro de saúde dos pacientes. A informação é de que não há vaga de UTI adulto no hospital.

No documento , a direção destaca que o Hospital Regional Antônio Dias/HRAD/FHEMIG é referência em urgência e emergência de grandes traumas e maternidade de alto risco para a Macrorregião Noroeste, correspondendo a 33 Municípios, atendendo a uma população de mais de 700.000 habitantes.

Também informa que no momento está com 5 pacientes na sala de emergência do Pronto Atendimento do HRAD, sendo que a capacidade para paciente em ventilação mecânica é de 4 pacientes e o encaminhamento de mais pacientes que necessitam de suporte de terapia intensiva poderá comprometer a assistência e a vida dos pacientes, sendo que não dispõe de leito de UTI e ou leito em sala de emergência.

A direção destaca as dificuldades enfrentadas no âmbito de acesso aos serviços especializados, sobretudo, naqueles onde não há pactuação na região de saúde onde o hospital está inserido, entretanto, não se pode assumir a responsabilidade sob pacientes que não compete a esta Instituição, ou ainda, onde não tem o recurso técnico ou material adequado, para garantir segurança e melhora da sobrevida destes pacientes.

A direção também frisa que a situação da Vaga Zero em que só pode ser encaminhado paciente com risco imediato de morte ou sofrimento intenso e deve ser considerada como situação de exceção e não uma prática cotidiana na atenção às urgências. “O encaminhamento de pacientes como ‘vaga zero’ é prerrogativa e responsabilidade exclusiva dos médicos reguladores de urgências, que deverão, obrigatoriamente, tentar fazer contato telefônico com o médico que queira receber o paciente no hospital de referência, detalhando o quadro clínico e justificando o encaminhamento”.

Ainda ressaltou que os pacientes encaminhados em Vaga Zero ao Hospital Regional poderão ter o agravo de sua condição clínica por falta de condições adequadas de atendimento, destacando a importância da sensibilização do Médico Regulador na decisão de encaminhar o paciente e bem como os possíveis danos que esta decisão possa ocasionar, diante da condição de atendimento acima informada. E termina reforçando que não há vaga disponível de UTI adulto.

O prefeito Luís Eduardo Falcão falou sobre o ofício da direção do Hospital Regional e defendeu a terceirização da gestão. Ele disse que está estudante medidas para não deixar a população sem assistência.

Presidente da Amapar, César Caetano, também falou sobre a superlotação no Hospital Regional. Ele disse que algo precisar ser feito, uma vez que os municípios da região dependem da assistência dos Hospitais de Patos de Minas.

Últimas Notícias

Sicoob Credicopa sedia curso de capacitação de dirigentes e gestores de cooperativas

Veja mais

Sucesso na estreia: II Circuito Patense de Xadrez Rápido reúne entusiastas em Patos de Minas

Veja mais

Mulher borrifa perfume em cama e incendeia sobrado após brigar com o namorado

Veja mais

Patos de Minas será contemplado com doses da vacina contra a Dengue

Veja mais

Recém-nascido é transferido em helicóptero do Corpo de Bombeiros para UTI em Montes Claros

Veja mais

Proibido de se aproximar, homem dá socos e enforca ex com bebê nos braços em Patos de Minas

Veja mais