Com taxa de recuperação de 72,87%, Patos de Minas chega a 935 pacientes curados da Covid-19

Somente nessa quarta-feira (29) 149 pacientes entraram na lista de curados.

Após 32 dias na UTI dona Jovina recebeu alta do hospital.

A grande maioria das pessoas que testaram positivo para a Covid-19 em Patos de Minas já está curada da doença. Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que, dos 1.283 casos confirmados, 935 já estão livres do novo coronavírus, o que representa uma taxa de recuperação de quase 73%. Somente nessa quarta-feira (29) 149 pacientes entraram na lista de curados.

Patos de Minas tem ainda 288 pessoas se recuperando em casa, 35 pacientes internados, sendo 10 em UTIs, 17 mortes confirmadas e 8 mortes em investigação. Com esses números, o município acompanha a média do Estado, que apresenta a segunda menor taxa de mortalidade por Covid-19 do país.

Durante a coletiva virtual realizada nesta quarta-feira (29), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, apresentou análises gráficas do número de óbitos por covid-19 e da taxa de ocupação de leitos no estado. Segundo o secretário, os dados reforçam a ideia de que Minas Gerais se encontra na fase de platô, período que poderá durar até meados de agosto.

“O acompanhamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) mostra que, embora haja uma aglomeração de óbitos desde o dia 2 de julho, não há uma tendência nítida de aumento. De acordo com as projeções, há uma indicação de horizontalização, que caracteriza o chamado platô”, explicou Amaral.

Os gráficos apresentados pelo secretário destacam uma comparação entre os seguintes recortes: número de óbitos relativos à data de ocorrência e número de óbitos relativos à data de confirmação pela SES (inserção da informação no boletim epidemiológico).
“De acordo com a média móvel de óbitos nos últimos três dias, comparando esses dois recortes, é possível perceber a ocorrência de atraso da confirmação no boletim em relação à data em que o óbito de fato aconteceu. Além disso, também é possível observar uma redução no número de óbitos”, explica o secretário.

Apesar das projeções, Amaral pontua que, embora ainda seja cedo para se falar em queda da curva, tudo indica que não haverá uma alta considerável nos números da covid-19 em Minas. “É muito provável que ainda estejamos no platô. Mas, possivelmente não teremos um aumento muito significativo de óbitos diários em relação ao que temos hoje”.

Taxa de ocupação

Em relação aos leitos de UTI, o secretário de Saúde afirmou que, no momento, a ocupação está menor, se comparada a meados de julho, o que demonstra uma certa estabilização do cenário. “Isso pode demonstrar que, ao que tudo indica, paramos de ter a demanda por ocupação de UTI. Tal sinalização é muito importante, já que os níveis da ocupação antecedem aos óbitos em cerca de dez dias”, disse Amaral. Hoje, a taxa de ocupação geral de leitos de UTI no estado está em 67,44% e de leitos de enfermaria em 59,02%.

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais