Após 6 anos, Samu Regional ainda é um sonho para os moradores do Noroeste

O processo de criação do Samu Regional Noroeste teve início há mais de seis anos.

O Conselho Estadual de Saúde formalizou um pedido para que o secretário de estado da saúde, Carlos  Eduardo Amaral, oficialize a implantação da Rede de Urgência e Emergência - na Região Noroeste de Saúde. Segundo o conselheiro Pedro Cunha, a implantação do Samu Regional está contemplada no Plano Estadual de Saúde para este ano de 2021, mas a proposta precisa ser formalizada pelo Governo do Estado.

O processo de criação do Samu Regional Noroeste teve início há mais de seis anos. Em 2014, o então governador Alberto Pinto Coelho enviou uma equipe a Patos de Minas e, em palestra no Memorial do Milho, conseguiu reunir os 33 municípios. Durante o encontro, ele conseguiu convencê-los de que o SAMU Regional seria implantado ainda naquele ano.

Segundo Pedro Cunha, no organograma da Secretária de Estado da Saúde e com a adesão recorde de todos os 33 municípios, o SAMU Regional de Patos de Minas estava à frente de todas as regiões do Estado. Mas vários outros consórcios de Urgência e Emergência foram implantados e o da Região Noroeste ficou para trás.

Hoje poucos municípios contribuem com o rateio do consórcio e, por isso, a necessidade da sinalização por escrito do secretário de Estado da Saúde. “Precisamos que o Secretário de Estado da Saúde oficialize esta  intenção para que o CISREUNO faça gestão no sentido de que os municípios voltem a contribuir com o rateio financeiro”, alertou Pedro Cunha.

Pedro explicou que as autoridades patenses têm o pensamento equivocado de que o SAMU Regional encaminhará  pacientes para os hospitais locais conveniados ao SUS até mesmo se não houver vagas. Contudo, foi aprovado recentemente o Plano de Ação Regional (PAR) da constituição de uma rede hospitalar na Região, tratando do novo fluxo de pacientes, o que poderá desafogar o Hospital Regional e o Hospital São Lucas, este em situação crítica.

Ressalta, porém, que serão realizadas ainda reuniões entre o Consórcio gestor do SAMU e a atual administração do Município, que é mais alinhada com o Governo Estadual, que já é favorável e ativo na regionalização do SAMU em Minas Gerais.

Segundo ele, o SAMU é um órgão de regulação da urgência e emergência e trará aporte financeiro para toda a rede hospitalar, além, é claro, da melhoria no socorro dos pacientes.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais