Com o prédio caindo aos pedaços Delegacia da Polícia Civil vai ganhar nova sede
A busca por um imóvel já começou e a mudança pode acontecer já nos primeiros meses de 2012.
As Delegacias de furtos e Roubos e de Tóxicos e Entorpecentes vão ganhar nova sede. Um acordo feito entre o comando da Polícia Civil a Prefeitura de Patos de Minas vai possibilitar a locação de um prédio mais adequado. A busca por um imóvel já começou e a mudança pode acontecer já nos primeiros meses de 2012.
As delegacias de Furtos e Roubos e de Tóxicos e Entorpecentes estão instaladas no prédio do antigo cadeião. Prestes a completar 100 anos o imóvel sofre com a ação do tempo. As infiltrações estão por toda parte. Com o telhado ameaçando desabar, as goteiras são inevitáveis. Há alguns dias o delegado Luiz Mauro teve que abandonar a sala que estava toda molhada.
Além disso, o prédio foi construído em 1912 com adobe. O imóvel é tombado pelo patrimônio histórico do município e precisa urgentemente de uma restauração. O primeiro passo para que isso aconteça é a saída das Delegacias da Polícia Civil do local. Elas deveriam continuar funcionando no local até que fosse construída uma sede definitiva, mas a situação se tornou insustentável.
Com parceria com a Prefeitura Municipal, a Polícia Civil poderá alugar um novo imóvel para abrigar as duas delegacias. Um prédio que existe na rua Joaquim das Chagas é apontado como ideal. De acordo com o delegado regional, Elber Barra Cordeiro, o imóvel deverá ser desocupado no mês de fevereiro e a expectativa é de que a mudança ocorra neste mesmo mês.
O delegado regional disse que existe a possibilidade, também, do início da construção da sede da Polícia Civil em 2012. A obra deverá ser realizada no terreno ao lado do Posto de Perícias. Elber Barra Cordeiro informou que o projeto está sendo analisado pelo Governo do Estado.
Autor:
Maurício Rocha