Com luz cortada por falta de pagamento, Lavanderia Comunitária da Lagoinha fecha as portas

As lavadeiras comunitárias já começaram a deixar o imóvel.

A Lavanderia Comunitária do bairro Lagoinha, que durante pelo menos três décadas garantiu o sustento de muitas famílias, vai fechar as portas. O impasse sobre a manutenção da estrutura não foi resolvida, a Prefeitura não pagou a conta de energia elétrica e nessa quarta-feira (30), a CEMIG cortou o fornecimento de eletricidade. As lavadeiras comunitárias já começaram a deixar o imóvel.

As lavanderias comunitárias foram criadas para gerar emprego e renda para mulheres carentes na década de 80. No início, o Estado ofereceu a estrutura e os equipamentos e a Prefeitura continuou pagando a água e a luz. Mas no ano passado, em meio aos cortes de despesas, a Secretaria de Administração decidiu que não iria mais custear as despesas das lavanderias e deu um prazo para que elas criassem uma associação.

As lavadeiras explicam que algumas reuniões foram feitas, mas que não foi possível criar a Associação das Lavadeiras, uma vez que já existe uma Associação fundada no passado. Para criar uma nova, a Prefeitura teria que encerrar as atividades da antiga associação. O impasse não foi resolvido e esta semana as lavadeiras foram surpreendidas com o corte no fornecimento de energia.

Com os olhos marejados, a dona Luzia Oliveira, a lavadeira mais antiga do lugar, lamentou ter que deixar a lavanderia que durante quase 30 anos garantiu o sustento da família. Aos 64 anos, ela não pensa em buscar outra atividade e diz que vai continuar lavando roupas, mas em casa, por conta própria. “Isso aqui é a minha vida. Mas não tem problema não. Deus dá um jeito”, lamentou.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais