Com luz cortada por falta de pagamento, Lavanderia Comunitária da Lagoinha fecha as portas

As lavadeiras comunitárias já começaram a deixar o imóvel.

A Lavanderia Comunitária do bairro Lagoinha, que durante pelo menos três décadas garantiu o sustento de muitas famílias, vai fechar as portas. O impasse sobre a manutenção da estrutura não foi resolvida, a Prefeitura não pagou a conta de energia elétrica e nessa quarta-feira (30), a CEMIG cortou o fornecimento de eletricidade. As lavadeiras comunitárias já começaram a deixar o imóvel.

As lavanderias comunitárias foram criadas para gerar emprego e renda para mulheres carentes na década de 80. No início, o Estado ofereceu a estrutura e os equipamentos e a Prefeitura continuou pagando a água e a luz. Mas no ano passado, em meio aos cortes de despesas, a Secretaria de Administração decidiu que não iria mais custear as despesas das lavanderias e deu um prazo para que elas criassem uma associação.

As lavadeiras explicam que algumas reuniões foram feitas, mas que não foi possível criar a Associação das Lavadeiras, uma vez que já existe uma Associação fundada no passado. Para criar uma nova, a Prefeitura teria que encerrar as atividades da antiga associação. O impasse não foi resolvido e esta semana as lavadeiras foram surpreendidas com o corte no fornecimento de energia.

Com os olhos marejados, a dona Luzia Oliveira, a lavadeira mais antiga do lugar, lamentou ter que deixar a lavanderia que durante quase 30 anos garantiu o sustento da família. Aos 64 anos, ela não pensa em buscar outra atividade e diz que vai continuar lavando roupas, mas em casa, por conta própria. “Isso aqui é a minha vida. Mas não tem problema não. Deus dá um jeito”, lamentou.

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Policiais arrombam porta de quarto e prendem homem que danificou carro e agrediu esposa

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais