Com início da Quaresma, Diocese de Patos de Minas publica leitura que fala em jejuns e oração

Começou oficialmente nesta Quarta-Feira de Cinzas (10) o período da quaresma.

A marca da cinza faz parte da tradição demonstrada na Bíblia. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Começou oficialmente nesta Quarta-Feira de Cinzas (10) o período da quaresma.   Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor. A quarta feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. A marca da cinza faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.

Na Bíblia, o número quarenta é bastante frequente, para representar períodos de 40 dias ou quarenta anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes: 40 dias de dilúvio, quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério, 40 anos de peregrinação do povo de Israel, no deserto etc.

Com o fim do carnaval e início da quaresma, muitos deixam alguns hábitos em forma de penitência. É comum ver pessoas não consumirem bebida alcoólica ou deixarem de comer carne vermelha. Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne.

Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Hoje também começa a Campanha da Fraternidade 2016, cujo tema é "Casa Comum, nossa responsabildiade" e o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" Na Quaresma, o Senhor também nos convida a confessarmos os nossos pecados.

Confira as Celebrações de Cinzas em Patos de Minas:

Paróquia Catedral de Santo Antônio: 6h30 e 19h

Paróquia Nossa Senhora do Rosário: 6h, 11h e 19h

Paróquia Santa Terezinha: 7h, 9h, 17h e 19h

Paróquia São Benedito: 6h e 19h30

Paróquia São João Batista: 6h30 e 19h

Paróquia São Vicente de Paulo: 7h e 19h

Paróquia Nossa Senhora da Abadia: 6h, 7h30 (Comunidade Santa Rita), 19h

Paróquia São Pedro e São Paulo: 8h (Comunidade São Pedro), 17h30 (Comunidade Divino Espírito Santo), 19h30 (Batalhão - Igreja São Cristovão)

Nesta quarta-feira de Cinzas (10) o site da Diocese de Patos de Minas publicou uma leitura bíblica em que fala sobre os jejuns e oração:

“1ª Leitura

(Jl 2,12-18)

Leitura da Profecia de Joel

12“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”.14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito.17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?”18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.”

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais