Com “bitelo”, “cafundó” e outras palavras, escritor patense divulga livro sobre o jeito mineiro de falar

O material já está disponível na internet. Agora, o autor busca apoio para lançar a versão impressa da obra.

Você conhece as expressões "cacunda", "cambota", "batedeira", "pratinha", "bitelo", "cafundó" e "dar pança"? O escritor patense Carlos Vieira Charles, de 61 anos, compilou essas e outras palavras típicas do falar mineiro no livro eletrônico "Bão Demais da Conta - Pequeno Dicionário de Mineirês". O material já está disponível na internet. Agora, o autor busca apoio para lançar a versão impressa da obra.

O livro foi lançado pela primeira vez em 2015, depois de dois anos de pesquisa recolhendo palavras em livros, dicionários e até em conversas no cotidiano. Desde então, a obra ganhou duas novas versões - uma, em 2017, e outra em dezembro de 2020.

“Sempre vi matérias que falavam sobre o jeito de falar mineiro. Achei interessante e comecei a recolher essas palavras”, conta Vieira Charles, que também revelou uma história curiosa sobre como conseguia descobrir expressões novas. “Eu passava muito tempo no Mercado Municipal de Patos de Minas, ouvindo o que o pessoal que jogava baralho dizia para conseguir alguma palavra nova (risos)”.

Segundo o escritor, o intuito do trabalho é registrar as palavras para valorizar a cultura regional mineira e preservar o modo de falar da região.

“O jeito de falar faz parte da cultura popular. Com o tempo, isso poderia ir desaparecendo, devido ao crescimento das redes e da televisão. É interessante registrar, porque faz parte da cultura regional e popular e tem muito a ver com nossas raízes. Nossos avós e pais falavam assim, e, hoje, nós também falamos”, explica o autor.

Além de funcionar como registro histórico e cultural, a obra também tem outro objetivo, segundo o escritor: entreter os leitores. “O livro tem muitas expressões engraçadas e divertidas. Quando leem o livro, as pessoas se divertem e acabam, também, lembrando da infância e de histórias de sua família”, afirma Vieira Charles.

O material de 67 páginas está disponível em www.vieiracharles.blogspot.com . Porém, o autor também busca apoio e patrocínio para publicar a obra em formato impresso, seja por meio de incentivos públicos ou pela ajuda da iniciativa privada. Para saber mais sobre a obra e contribuir, entre em contato com cosobeta@gmail.com.

Últimas Notícias

Homem é preso após colocar quilos de carne na mochila e sair de hipermercado sem pagar

Veja mais

Ônibus com trabalhadores rurais capota em estrada de Araxá e deixa um morto e feridos

Veja mais

Veja como está ficando a nova Igreja de Nossa Senhora da Abadia em Patos de Minas

Veja mais

Paciente de 31 anos incendeia container após ameaçar colocar fogo no CAPS AD

Veja mais

Ações estratégicas de enfrentamento ao período crítico de estiagem são intensificadas em Patos de Minas

Veja mais

Pela primeira vez em Patos de Minas, Fenatricot oferta diversos produtos nacionais

Veja mais