Com bancos de sangue em baixa, Hemominas fará coleta extra no sábado em Patos de Minas

A unidade - localizada na Rua Major Gote, 1255, ao lado do Hospital Regional - estará aberta das 7h às 11h para receber os candidatos que realizaram o agendamento online.

O nível preocupante dos estoques de sangue em todo o estado de Minas Gerais acendeu um alerta na Fundação Hemominas. Por esse motivo, o Hemonúcleo de Patos de Minas abrirá de forma excepcional neste sábado (9) para atendimento aos doadores de sangue. A unidade - localizada na Rua Major Gote, 1255, ao lado do Hospital Regional - estará aberta das 7h às 11h para receber os candidatos que realizaram o agendamento online.

Desde o início da pandemia, o índice de comparecimento de doadores está em queda constante em Minas Gerais. De acordo com o Hemominas, atualmente, os estoques de sangue dos tipos positivos estão, em média, 50% abaixo do ideal, enquanto os dos tipos negativos, 40%. Em especial, os bancos de sangue do tipo O positivo, O negativo e A positivo estão em situação mais crítica, mas voluntários de todos os tipos sanguíneos estão sendo convocados para doar.

Segundo a assessora de Captação e Cadastro de Doadores da Hemominas, Viviane Guerra, nos finais de ano o volume de doações historicamente cai, por ser uma época de férias escolares, festas e viagens. “Temos conhecimento que os estoques de sangue vêm sofrendo com a baixa no comparecimento de doadores desde o início da pandemia, não somente em Minas Gerais. Por isso, é de extrema importância que haja uma mobilização para que os hemocentros consigam reverter essa situação”.

Os interessados em doar sangue devem agendar o horário de atendimento online, por meio do site da Fundação Hemominas ou pelo aplicativo para celular MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, é preciso cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato. Durante a semana, o núcleo funciona às segundas-feiras, das 15h às 19h, e de terça à sexta-feira, das 7h às 11h.

Para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 69 anos (para maiores de 60 anos, é preciso que a primeira doação tenha ocorrido antes dos 60), pesar mais de 50kg e estar saudável, descansado e bem alimentado. Jovens entre 16 e 18 anos também podem doar, mas é necessário preencher documentos e formalizar a autorização dos pais ou responsáveis. Além disso, outras condições e restrições para a doação precisam ser consideradas.

Para mais informações, acesse o site da Fundação Hemominas: www.hemominas.mg.gov.br .

Últimas Notícias

Após denúncias, PM encontra drogas em terreno e leva dono de tabacaria para a delegacia

Veja mais

Em ataque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Veículo capota várias vezes na avenida Fátima Porto e deixa motorista ferida

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais