Com 26 casos e três mortes suspeitas de H1N1, vacinação contra a gripe é retomada na região
Em meio a preocupação de um surto da doença, como ocorre em outros municípios, os patenses correram em busca de imunização.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe e H1N1 será retomada nessa segunda-feira (09) em Patos de Minas. A Superintendência Regional de Saúde disponibilizou mais uma remessa de doses e as Unidades Básicas de Saúde do município estão sendo reabastecidas. Em meio a preocupação de um surto da doença, como ocorre em outros municípios, os patenses correram em busca de imunização e faltou vacina na cidade.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi antecipada em Patos de Minas, mas as doses disponibilizadas nas unidades de saúde se esgotaram em poucas horas. No Dia D da Campanha, quando as unidades foram abertas exclusivamente para a vacinação contra o H1N1, as unidades de saúde tiveram filas gigantes e as doses também acabaram antes do previsto.
Uma nova remessa de vacinas chegou a Patos de Minas na última sexta-feira e já começa a ser distribuída nas unidades de saúde. Tem direito à vacina contra a gripe e H1N1 menores de cinco anos, idosos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, população privada de liberdade e pacientes com doenças crônicas. Cerca de 33 mil doses da vacina contra a Gripe/H1N1 serão disponibilizadas ao longo da Campanha.
Patos de Minas já tem 17 casos notificados de H1N1 sendo investigados e um caso confirmado. Na área da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas já são 26 casos notificados e três mortes suspeitas de terem sido causadas pelo H1N1. O balanço da Gerência de Saúde é do dia 30 abril e pode ter avançado no início deste mês.
Autor: Maurício Rocha