Com 20 famílias já desalojadas, reunião define medidas para atender afetados pela enchente

Vinte famílias já tiveram que deixar suas casas e aquela que forem orientadas a deixar seus imóveis e não sair deverão assinar um termo de responsabilidade.

Uma reunião na tarde dessa terça-feira (08) em Patos de Minas definiu as medidas que serão tomadas devido à nova enchente no município. Vinte famílias já tiveram que deixar suas casas e aquela que forem orientadas a deixar seus imóveis e não sair deverão assinar um termo de responsabilidade.

Participaram da reunião a vice-prefeita Sandra Gomes e representantes das secretarias de Governo, Administração, Desenvolvimento Social e Obras Públicas, da Procuradoria-Geral, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. O objetivo foi atualizar o Plano de Ação em Auxílio às Vítimas das Enchentes. O Rio Paranaíba já está a 9,8 metros acima do nível normal, o que coloca as regiões ribeirinhas em sinal de alerta.

Inclusive já houve transbordamento do rio em alguns pontos. Vinte famílias deixaram seus imóveis esta semana. Parte delas dirigiu-se para a residência de parentes, enquanto quatro estão nos locais definidos pelo município para receber desabrigados: a Associação Beneficente Doutor Paulo Borges e a Associação Comunitária Vila Rosa. Outros pontos, caso necessário, também serão utilizados.

Assim como ocorreu na primeira enchente do ano, desabrigados e desalojados estão sendo assistidos pelo poder municipal. Cestas básicas, produtos de limpeza e de higiene pessoal estão entre os itens entregues às famílias. As mudanças também ocorrem com todo apoio da Secretaria de Obras Públicas, que cede caminhões e mão de obra para o transporte dos móveis.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão monitorando o nível de rios e córregos que cortam as áreas urbana e rural, levantando informações que auxiliam na tomada de decisões e nas ações por parte do Executivo local. As previsões climatológicas preveem volume considerável de chuvas para os próximos dias, o que consequentemente elevará o nível das águas novamente no município.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, as famílias que se recusarem a deixar temporariamente os imóveis ribeirinhos, mesmo orientados pelos órgãos competentes, assinarão termo de responsabilidade assumindo eventuais riscos da decisão. O balanço de desalojados e desabrigados será atualizado conforme levantamentos diários do Centro de Assistência Social às Vítimas das Enchentes (Casve).

Últimas Notícias

IPVA 2026 em Minas Gerais começa a vencer no dia 09 de fevereiro; veja tabela

Veja mais

Natal provoca aumento na movimentação da Rodoviária de Patos de Minas; saiba principais destinos

Veja mais

Filho é preso em flagrante por invadir casa da mãe e descumprir medida protetiva em Patos de Minas

Veja mais

Defesa Civil alerta para a possibilidade de tempestades até o natal em Patos de Minas

Veja mais

DER-MG restringe tráfego de veículos de grande porte nas rodovias estaduais durante o Natal e o Ano Novo

Veja mais

Copasa fica sem energia e pode deixar diversos bairros de Patos de Minas sem água

Veja mais