Com 20 famílias já desalojadas, reunião define medidas para atender afetados pela enchente

Vinte famílias já tiveram que deixar suas casas e aquela que forem orientadas a deixar seus imóveis e não sair deverão assinar um termo de responsabilidade.

Uma reunião na tarde dessa terça-feira (08) em Patos de Minas definiu as medidas que serão tomadas devido à nova enchente no município. Vinte famílias já tiveram que deixar suas casas e aquela que forem orientadas a deixar seus imóveis e não sair deverão assinar um termo de responsabilidade.

Participaram da reunião a vice-prefeita Sandra Gomes e representantes das secretarias de Governo, Administração, Desenvolvimento Social e Obras Públicas, da Procuradoria-Geral, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. O objetivo foi atualizar o Plano de Ação em Auxílio às Vítimas das Enchentes. O Rio Paranaíba já está a 9,8 metros acima do nível normal, o que coloca as regiões ribeirinhas em sinal de alerta.

Inclusive já houve transbordamento do rio em alguns pontos. Vinte famílias deixaram seus imóveis esta semana. Parte delas dirigiu-se para a residência de parentes, enquanto quatro estão nos locais definidos pelo município para receber desabrigados: a Associação Beneficente Doutor Paulo Borges e a Associação Comunitária Vila Rosa. Outros pontos, caso necessário, também serão utilizados.

Assim como ocorreu na primeira enchente do ano, desabrigados e desalojados estão sendo assistidos pelo poder municipal. Cestas básicas, produtos de limpeza e de higiene pessoal estão entre os itens entregues às famílias. As mudanças também ocorrem com todo apoio da Secretaria de Obras Públicas, que cede caminhões e mão de obra para o transporte dos móveis.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão monitorando o nível de rios e córregos que cortam as áreas urbana e rural, levantando informações que auxiliam na tomada de decisões e nas ações por parte do Executivo local. As previsões climatológicas preveem volume considerável de chuvas para os próximos dias, o que consequentemente elevará o nível das águas novamente no município.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, as famílias que se recusarem a deixar temporariamente os imóveis ribeirinhos, mesmo orientados pelos órgãos competentes, assinarão termo de responsabilidade assumindo eventuais riscos da decisão. O balanço de desalojados e desabrigados será atualizado conforme levantamentos diários do Centro de Assistência Social às Vítimas das Enchentes (Casve).

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais