Com 10 votos a favor da denúncia e 7 contra, Câmara arquiva cassação do Prefeito

Eram necessários 2/3, por isso, mesmo sendo maioria à favor, a denúncia foi arquivada.


O plenário ficou lotado.

A Câmara Municipal de Patos de Minas votou na tarde desta quinta-feira (10) a denúncia feita pelo vendedor Sérgio Araújo Garcia contra o Prefeito Pedro Lucas Rodrigues. Com o plenário lotado, dez vereadores votaram à favor do recebimento da denúncia e sete votaram contra. Eram necessários 2/3, por isso, mesmo sendo maioria à favor, a denúncia foi arquivada.

A audiência começou com a leitura da denúncia. Em seguida, o relator da comissão processante, vereador José Lucilo, leu o relatório. Para ele, não houve omissão ou negligência do Prefeito Municipal Pedro Lucas Rodrigues a respeito do uso de máquinas e funcionários públicos em propriedade particular.

Ele também não viu razoabilidade e justa causa para a cassação do prefeito. José Lucilo foi o primeiro a votar, sendo que votou pelo arquivamento da denúncia. Depois vieram os outros membros da comissão. O presidente, Lázaro Borges, também votou pelo arquivamento. O vereador Ditinho discordou e votou pelo recebimento da denúncia.

O vereador Cabo Batista votou pelo arquivamento e o Vicente da Prefeitura, ressaltando a responsabilidade do momento, votou pelo recebimento da denúncia. Após os membros da comissão, Tonhão da Copasa e Batolomeu Ferreira também votaram pelo recebimento da denúncia. Braz Paulo pediu o arquivamento.

Edimê Avelar destacou o dever de fiscalizar do vereador e votou pelo recebimento da denúncia. Em seguida, Francisco Frechiani explicou que os requisitos para o recebimento da denúncia estavam preenchidos e que deveria ser recebida a denúncia. Ele discordou do relatório, dizendo que ele foi uma defesa do prefeito.

Itamar André disse que acredita na honestidade do prefeito e votou pelo arquivamento. O vereador Bosquinho justificou seu voto de forma diferente. Ele usou a tribuna da Câmara e fez uma análise histórica da política em Patos de Minas. Ele teceu duras críticas aos dois grupos políticos da cidade que têm trazido graves prejuízos à população.

Bosquinho ressaltou as desavenças que existiam entre Pedro Lucas e Arlindo Porto, mas para vencer as eleições se aliaram. Ele votou pelo recebimento da denúncia. “Meu voto não é de torcedor”, explicou criticando muitos vereadores que votaram não pensando nos fatos que motivaram a denúncia, mas no grupo político a que pertencem.

O vereador Carlito também votou pelo recebimento da denúncia. José Osmar, “Guiguim”, também opinou por receber a denúncia. Para justificar seu voto, ele leu os depoimentos prestados ao Ministério Público de Hamiltom Porto, proprietário da Fazenda onde foram realizadas as benfeitorias, e também de funcionários da Prefeitura.

Lindomar Tavares votou pelo arquivamento da denúncia. Ele justificou o voto dizendo que é a favor da punição dos culpados, no entanto, como no caso do rombo de cerca de R$250 mil do Ceasa na administração da ex-prefeita Béia Savassi, acabe à justiça julgar sem interferências políticas. Otaviano Marques votou pelo recebimento da denúncia.

O último a votar foi o vereador Valdir Reis que pediu o arquivamento da denúncia. Após a votação, o Presidente da Câmara, Otaviano Marques, anunciou o resultado de 10 votos favoráveis ao prosseguimento do processo de cassação do Prefeito Pedro Lucas e 7 contra, ficando arquivada a denúncia.

Eram necessários pelo menos 12 votos a favor do recebimento da denúncia para que o processo continuasse. Otaviano Marques se fundamentou na Constituição Federal e no entendimento majoritário dos juízes que entendem ser necessários 2/3 dos membros do legislativo para o início do processo de cassação do mandato político.

Veja como os vereadores votaram:

1º José Lucilo “Duda”- arquivamento da denúncia

2º Lázaro Borges- arquivamento da denúncia

3º Ditinho- recebimento da denúncia

4º Cabo Batista- arquivamento da denúncia

5º Vicente da Prefeitura- recebimento da denúncia

6º Tonhão da Copasa- recebimento da denúncia

7º Bartolomeu Ferreira- recebimento da denúncia

8º Braz Paulo- arquivamento da denúncia

9º Edimê Avelar- recebimento da denúncia

10º Francisco Frechiani- recebimento da denúncia

11º Itamar André- arquivamento da denúncia

12º João Bosco (Bosquinho)- recebimento da denúncia

13º Carlito- recebimento da denúncia

14º José Osmar “Guiguim”- recebimento da denúncia

15º Lindomar Tavares- arquivamento da denúncia

16º Otaviano Marques- recebimento da denúncia

17º Valdir Reis- arquivamento da denúncia

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Vigilância Sanitária interdita farmácia suspeita de vender remédio controlado sem receitas

Veja mais

UNIPAM entrega certificados para alunos estrangeiros que concluíram cursos em Patos de Minas

Veja mais

PM prende acusada de dar fuga a homens que mataram vítima com 11 disparos em Patrocínio

Veja mais

PC e PM deflagram Operação Bárbaros para prender indivíduos que espancaram garoto em festa

Veja mais

Vestibular UNIPAM 2025 acontece no dia 1° de dezembro; inscrições estão abertas

Veja mais

Acusados de assassinar jovem a mando de organização criminosa são condenados pelo júri

Veja mais