Colégio de Patos de Minas desenvolve projeto ambiental local, mas pensando globalmente

As ações que promovem a destruição do ambiente são cada vez mais contestadas por críticos ambientalistas e meios de comunicação.

Preocupado em propor ações práticas que promovam o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, o Colégio Fonseca Rodrigues desenvolve um projeto que envolverá seus alunos e professores em atividades promotoras de consciência ecológica e cidadã durante os próximos seis anos.

As ações antrópicas que promovem a destruição do ambiente são cada vez mais contestadas por críticos ambientalistas e meios de comunicação. A todo momento, ouve-se falar de queimadas e desmatamentos ilegais ou de indústrias que poluem um ecossistema específico ocasionando o seu desequilíbrio. Diante dessas notícias, muitos se sentem motivados a fazer discursos a favor da preservação ambiental e da importância de combater os focos de destruição que ameaçam a vida do planeta. Contudo, apesar de idealizados, ninguém coloca seus ideais em prática. Com isso, a degradação continua e muito pouco é realmente feito.

Procurando desenvolver ações práticas que promovam resultados concretos, o colégio propôs aos seus alunos, professores e funcionários um projeto preocupado em auxiliar na conservação ambiental utilizando dois locais básicos de ações: a escola e a residência. Através desse trabalho pretende criar nos alunos a importância de uma consciência ecologicamente correta, encarregando-os de desenvolver diversos trabalhos propostos. O meio ambiente está cada dia sendo mais agredido pelas ações humanas. “O consumismo desenfreado e a desmatação constante está destruindo o meio ambiente e prejudicando a nós mesmos”, diz Lorrane, aluna do 1º ano do Ensino Médio. Dessa forma, ao se alcançar resultados como a diminuição do consumo de energia com a troca de uma lâmpada ou diminuir o excessivo consumo de água com o conserto de uma torneira, as consequências que começarão a surgir localmente poderão refletir globalmente.

No dia 22 de setembro houve o lançamento oficial do projeto, com a realização de um momento cívico na Praça Josefina Mourão, que contou com a presença de todos os alunos, professores e demais funcionários. Na ocasião, uma cápsula, contendo os desejos e as expectativas dos estudantes para daqui a seis anos, prazo durante o qual o projeto será desenvolvido, foi enterrada na praça, juntamente com o plantio de uma muda de um ipê-anão, que passará a ser o símbolo do Colégio.


Ao final dos seis anos, pretende-se abrir a cápsula e ver se os desejos se realizaram e se os objetivos do projeto foram alcançados de forma satisfatória. “Essa atitude do Colégio em relação ao meio ambiente é inspiradora, motiva a nós alunos também a agirmos, pois a intensidade do projeto dentro do Colégio é muito maior, nos fazendo ver a real situação ambiental do mundo e nos estimulando a mudá-la”, diz Arthur Antônio Romão, aluno do 2º ano do Ensino Médio.


A apresentação do diagnóstico feito pelos grupos de trabalho, através do levantamento de situações quanto aos impactos socioambientais das atividades práticas e da identificação e classificação dos problemas foi no dia 20 de outubro, através de murais, vídeos e outras formas de exposição. Neste dia, foram determinadas propostas de ações e escolhida a ação a ser desenvolvida. A conclusão dessa ação está prevista para dezembro.

Em 2011, será lançada uma agenda ambiental, que será entregue a todos os estudantes contendo o cronograma de ações de atividades para todo o ano letivo. A principal mensagem que a escola quer transmitir aos seus alunos é a importância da construção de uma consciência crítica cidadã e ecológica a ser empregada não apenas no ambiente escolar, mas também em casa e em todos os lugares e momentos que se fizer necessária, uma vez que é uma aprendizagem para a vida inteira e que deve ser aplicada por toda a sociedade.

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