Código de Posturas entra em vigor e comissão regulamenta os mais de 400 artigos

Também deverão ser elaboradas campanhas educativas para conscientizar a população.


O Novo Código estabelce que  o uso de calçadas como acontece com esse comércio na Rua José de Santana é proibido e deve ser regularizado.

O novo Código de Posturas do Município de Patos de Minas já está em vigor. A lei que estabelece regras de convivência para atender as necessidades da população patense nos dias atuais foi aprovada na Câmara Municipal no final do ano passado. O Poder Executivo tem agora 120 dias para regulamentar os mais de 400 artigos do Código. Também deverão ser elaboradas campanhas educativas para conscientizar a população.

Foram anos de trabalho e meses de discussão até que o novo Código de Posturas do Município de Patos de Minas fosse aprovado. Audiências públicas foram realizadas na Câmara Municipal e 12 emendas dos vereadores foram incluídas para aperfeiçoar as regras contidas na nova lei. Foi assim que surgiu um novo Código de Posturas  para substituir o antigo que tinha mais de 40 anos e já estava totalmente ultrapassado.

Para por o novo Código de Posturas em funcionamento, antes, o Poder Executivo terá que regulamentar os mais de 400 artigos. De acordo com o secretário municipal de finanças e orçamento, Carlos Resende, uma comissão formada por representes de cinco secretarias já começou a trabalhar no novo código. Ele explicou ainda que serão realizadas campanhas educativas para informar e conscientizar a população sobre as mudanças.

O novo Código de Posturas propõe mudanças em assuntos polêmicos que podem mexer com a rotina das pessoas e impõem regras mais rigorosas para práticas comuns do dia-a-dia, como a utilização dos espaços públicos. Mesas e cadeiras em calçadas, por exemplo, só com autorização da Prefeitura, em horários pré-determinados e nos locais onde for possível deixar um espaço mínimo de 1,20m para a circulação de pedestres.

O uso de espaços públicos para a realização de propagandas está proibido pelo novo Código. A utilização dos espaços de carga e descarga também muda. As empresas deverão obedecer o horário preferencial de 18 horas às 8 horas do dia seguinte para fazer a movimentação de mercadorias. Além disso, mesmo sendo à noite, o trabalho não poderá interromper o fluxo nas calçadas e nem no leito da via como acontece hoje. O trânsito de carroças no centro da cidade também está proibido.

Outro problema comum em Patos de Minas e que poderá ser resolvido com o novo Código de Posturas diz respeito aos lotes vagos. Os proprietários destes imóveis deverão mantê-los limpos e cercados, com cerca de no mínimo 1,80m de altura feita de material que não permita a passagem de sujeira e com passeio feito de material antiderrapante.

O novo Código de Posturas também  estabelece regras para a utilização das vias e logradouros públicos, operações de construção, conservação e manutenção da propriedade, instalação de mobiliário urbano, exercício de atividades, uso da propriedade, saúde pública, vigilância sanitária, segurança, ordem pública e questões ambientais.

A partir da regulamentação, as pessoas que infringirem as normas estabelecidas serão multadas. E a fiscalização deve acontecer de uma forma muito mais rigorosa. O objetivo é evitar abusos no uso dos espaços públicos e adequar questões que estavam prejudicando a coletividade.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais