CODEMA aprova o corte de 182 árvores para a realização de obras na av. JK

A medida será necessária para realização de obras nas três pistas da principal entrada da cidade.

Os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, CODEMA, se reuniram na tarde dessa quarta-feira (14) para analisar o pedido do DNIT e da empreiteira responsável pelas obras de acesso a Patos de Minas para o corte de dezenas de árvores na avenida J.K. A medida será necessária para realização de obras nas três pistas da principal entrada da cidade.

O Projeto prevê o corte de 182 árvores que ficam nos canteiros centrais da avenida J.K. Nestes locais serão construídas novas rotatórias e pistas de aceleração e desaceleração. As obras, segundo o DNIT, vão dar mais segurança para os usuários da avenida J.K, reduzindo consideravelmente o risco de acidentes no local. Além disso, de acordo com o órgão, a medida vai agilizar o trânsito.

Antes da aprovação do Projeto, no entanto, o promotor de justiça, Manoel Luiz de Andrade, curador do meio ambiente e participante da reuniu, orientou o órgão a cobrar medidas compensatórias da empreiteira e do próprio DNIT. O promotor disse que entende a importância das obras no local para preservar a vida dos usuários, mas que também é importante compensar o meio ambiente pelos danos causados.

A sugestão do Ministério Pública foi acatada e o CODEMA aprovou o pedido para o corte das árvores com ressalvas. Para cada árvore cortada, a empreiteira e o DNIT terão que plantar outras duas mudas. Desta forma, a avenida J.K vai perder 182 árvores agora, mas ganhará 364 mudas de espécies adequadas para o local, que além de não atrapalhar o trânsito vão deixar a avenida mais bonita.



O trabalho para a construção das novas rotatórias e das pistas de aceleração e desaceleração na avenida J.K deverá ter início nas próximas semanas. As obras fazem parte do projeto de melhorias no acesso a Patos de Minas que inclui a construção do viaduto no Trevo da Pipoca, da passagem subterrânea na BR 365 para o acesso à Ceasa Regional e da duplicação da BR 354, que vão custar ao Governo Federal R$ 50 milhões.



Na reunião dessa quarta-feira, os conselheiros do CODEMA também avaliaram a proposta de revitalização do Parque Municipal do Mocambo. O órgão disse que está atento às mudanças. O promotor Manoel Luiz de Andrade lembrou que existe um Termo de Ajustamento de Conduta que deverá ser cumprido e que a responsabilidade pela área é da Prefeitura e não da COPASA.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais