Cidadãos que forem visitar a Câmara terão que passar obrigatoriamente por reconhecimento facial

Um sistema eletrônico foi desenvolvido.

A Câmara Municipal de Patos de Minas instalou um sistema rigoroso de identificação das pessoas que forem visitar o legislativo patense. Ele foi regulamentado, por meio da Portaria nº 1992, de 11 de março de 2025, sendo obrigatória a identificação prévia dos visitantes para acesso às dependências da Casa Legislativa, por meio de um sistema eletrônico de controle de entrada.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação, no primeiro acesso à Câmara Municipal, o visitante deverá apresentar documento oficial de identificação com foto; fornecer os dados cadastrais solicitados; permitir ser fotografado, conforme orientação do atendente; e informar o local que deseja visitar.

Nas visitas posteriores, o visitante deverá ainda informar o nome ou número do CPF; proceder com a validação biométrica facial; e indicar o setor ou gabinete de destino.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal, esse sistema de identificação foi desenvolvido pelo estagiário Gustavo Ribeiro, com o apoio dos demais estagiários da área de Informática – Vinicius Santos, Kauã Christian e Davi Peixoto –, sob a coordenação da Divisão de Informática e da Procuradoria Jurídica da Casa Legislativa.

A Assessoria também destacou que o projeto não gerou custos aos cofres municipais, evidenciando a capacitação e o desempenho dos servidores e estagiários da Câmara na criação de soluções inovadoras e na melhoria dos serviços prestados à sociedade.

Por último, segundo a Assessoria da Câmara, o  novo sistema vai trazer uma série de benefícios, como: maior segurança – controle eficaz do fluxo de pessoas, garantindo um ambiente mais seguro para os cidadãos; rapidez e praticidade – processo de identificação simplificado, reduzindo o tempo de espera e agilizando o atendimento; melhoria no atendimento – permite o direcionamento mais eficiente dos visitantes aos setores desejados; e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – assegura o armazenamento seguro das informações, respeitando os direitos dos cidadãos.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Chega de SUS, o Plano Amigo é Saúde para você e sua família, confira

Veja mais