Chile inicia vacinação com imunizante da Pfizer-BioNTech

O país teve 16.000 mortes

O Chile começou na quinta-feira a administrar as primeiras doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer-BioNTech a profissionais de saúde e espera avançar rapidamente sua campanha de inoculação contra o vírus, que levou a mais de 16.000 mortes no país sul-americano.

Num voo procedente da Bélgica e sob medidas rígidas para mantê-las na baixa temperatura, as caixinhas com as primeiras 10.000 doses foram levadas a Santiago para dar início imediato à campanha em três hospitais, que depois seguirá para outras regiões do país.

Outra remessa de 10.000 vacinas chegará na próxima semana.

O ministro da Saúde, Enrique Paris, explicou que serão recebidas 240 mil doses em janeiro e um número maior em fevereiro, até completar as 10 milhões de doses contratadas com a farmacêutica.

Em meio a uma transmissão amplamente divulgada pela mídia local, uma funcionária de um hospital público foi escolhida para tomar a primeira vacina.

“Eu entendo que as pessoas ficam desconfiadas, é uma coisa nova; mas se vacine enquanto pode, o mais rápido possível e continue se cuidando”, disse a técnica de enfermagem Zulema Riquelme, de 46 anos, após receber a dose.

O Chile está entre os países latino-americanos com mais acordos para obtenção de vacinas de diversos laboratórios, incluindo Sinovac e AstraZeneca, além de participar do acordo global Covax.

O Chile junto com o México foram os primeiros países da região a iniciar as inoculações. A Costa Rica também recebeu doses da Pfizer, enquanto o primeiro lote da russa Sputnik já chegou à Argentina.

Fonte: Reuters

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais