Centenas de pássaros-pretos encantam moradores patenses com visitas diárias

Visitantes inesperados tem chamado a atenção dos moradores de um bairro de Patos de Minas.


Eles chegam em grupos de centenas, às vezes milhares.
Visitantes inesperados tem chamado a atenção dos moradores de um bairro de Patos de Minas. São os pássaros-pretos que chegam às centenas, fazendo revoadas e atraindo olhares curiosos da vizinhança inteira. Esta espécie é comum na região, mas a presença de um número tão grande de aves não é visto com tanta frequência. A convivência pacífica com os moradores também impressiona.

O pássaro-preto é uma das aves mais populares do Brasil. Manso e inteligente, ele convive em harmonia com os humanos. Ele atende pelo nome, empoleira nos dedos e no ombro e aprende uma porção de outras coisas. O pássaro-preto é aquele tipo bem brasileiro que adora um cafuné. A ave dorme profundamente quando recebe um carinho.

O pássaro-preto é resistente a doenças e não se ressente com a variação da temperatura. Dócil, a ave não costuma fugir e pode ser criada livremente em casa. Aliás o convívio pacífico com os humanos é uma das principais característica do pássaro-preto que pode se tornar muito amigo de quem lhe oferece comida e carinho.

As visitas aos moradores de um bairro em Patos de Minas, no entanto, vão além. Eles chegam em grupos de centenas, às vezes milhares. O alvo é um terreno cultivado com uma espécie de capim que produz sementes e que tem servido de alimento para o grupo inteiro. Eles chegam de manhã bem cedo e permanecem horas se alimentando.

Pessoas que moram e que trabalham nas proximidades já se acostumaram com a presença dos pássaros-pretos todo dia, bem cedinho. Quando a movimentação aumenta ao longo do dia, no entanto, com a chegada dos funcionários da construção e com a saída dos moradores para o trabalho, eles vão embora e só voltam no dia seguinte para repor as energias.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais