Cemitério de Santa Cruz passa por faxina para as celebrações do dia de Finados
Dezenas de pessoas aproveitam o dia que antecede as celebrações de Finados para limpar e decorar os túmulos.
O Cemitério de Santa de Cruz tem movimento intenso nesta segunda-feira (01). Dezenas de pessoas aproveitam o dia que antecede as celebrações de Finados para limpar e decorar os túmulos. Todos os anos, no dia 02 de novembro, os cristãos se reúnem em orações pelas pessoas que já morreram.
Em Patos de Minas, a maior movimentação acontece no Cemitério de Santa Cruz. 34.350 pessoas estão sepultadas ali. De acordo com a direção do Cemitério, cerca de 20 mil pessoas deverão passar pelo local nesta terça-feira (02). E elas vão encontrar o local limpo e colorido por uma infinidade de vasos e coroas de flores.
Nos últimos dias, dezenas de pessoas foram ao Cemitério Municipal de Santa Cruz fazer um ritual que se repete todos os anos. Com farto material de limpeza, elas capricham na lavagem das sepulturas e deixam tudo pronto para as celebrações de Finados.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
Além da visitação aos túmulos, os visitantes participam de missas. Este ano, a Igreja Católica preparou três celebrações no Cemitério de Santa Cruz, uma 7h, outra as 10h e a última às 18h. As missas acontecem na Igreja de São Geraldo. No Cemitério Parque da Esperança, no bairro Coração Eucarístico, as celebrações em intenção dos mortos vão acontecer as 10h da manhã e às 16h.