Caso raro; vaca dá luz a bezerros gêmeos de sexos diferentes em fazenda de Lagoa Formosa
O nascimento de bezerros gêmeos é pouco comum por si só e de sexos diferentes é mais raro ainda.
Uma vaca da raça Holandesa pariu bezerros gêmeos e de sexos diferentes em uma fazenda no município de Lagoa Formosa. O pecuarista Márcio Andrade, proprietário dos animais, se surpreendeu com o caso. O nascimento de bezerros gêmeos é pouco comum por si só e de sexos diferentes é mais raro ainda.
O nascimento dos bezerros aconteceu na manhã dessa terça-feira (08). Márcio acompanhou a gestação da vaca Estrela e chegou a fotografá-la horas antes do parto, mas não sabia que o nascimento séria de gêmeos. Os animais nasceram fortes e saudáveis. Eles foram batizados pelos nomes de Lua e Sol e estão recebendo todos os cuidados na Fazenda Mata-Burros.
O Patos Hoje entrou em contato com o veterinário João Mota da Coopatos e relatou o nascimento dos bezerros gêmeos de sexo diferente. Embora seja realmente um caso pouco comum e tenha causado entusiasmo no pecuarista Márcio Andrade, a notícia não é das mais agradáveis do ponto de vista da produção.
Segundo João Mota, na maioria dos casos, os bezerros gêmeos de sexo diferentes nascem com uma anomalia congênita denominada Freemartismo. Ele explicou que, por compartilharem a mesma placenta, a fêmea sofre a influência de hormônios masculinas, se tornando estéril. O animal também não é recomendado para leite, sendo indicado na maioria das vezes para a pecuária de corte.