Casas no Santa Luzia e Santa Terezinha ficam submersas e moradores mostram tristeza e fé

Com a água subindo o meio fio de casa, uma moradora mostrou fé que a água vai baixar.

A enchente que atingiu Patos de Minas deixou diversas casas, chácaras, comércios e empresas debaixo d’água em diversos pontos. Esta situação também pôde ser vista nos Bairros Santa Luzia e Santa Terezinha. O Patos Hoje esteve no local na tarde desta quarta-feira (12) e conversou com os moradores. Eles mostraram a tristeza de ver o desespero dos vizinhos tendo que deixar seus imóveis às pressas e animais morrendo afogados. Com a água subindo o meio fio de casa, uma moradora mostrou fé que a água vai baixar.

A rua Marlene Alves Caixeta, no Bairro Santa Luzia, é um dos locais atingidos pela enchente do Rio Paranaíba. Com os imóveis completamente atingidos pela água, pelos menos 7 famílias já haviam deixado seus imóveis até a tarde desta quarta. O Senhor Francisco Bezerra da Silva, morador do bairro Santa Luzia desde 1974, contou que viu essa situação apenas 3 vezes. E segundo ele, mesmo com o sol, a água continua a subir nesta quarta.

Na mesma rua, a Dona Jane Luiz está bem otimista. A água está subindo o meio fio de sua casa, mas ela contou que não vai precisar mudar. Mostrando muita fé, ela apontou para o tempo e mostrou o sol que veio nesta quarta. Perguntada se ela já preparou as mobílias no caso de ter que sair, ela contou que não vai ser preciso. “Meu Deus é maior. A água vai começar a baixar”, disse olhando para a água em frente a seu portão.

Segundo ela, mora no local desde 2005 e esta é a 2ª vez que se vê nesta situação. No entanto, a outra vez foi muito mais tranquila, com a água chegando a muitos metros de sua casa. E não foi só aí. Diversos imóveis rurais no bairro, com criação de gado, tiveram os terrenos invadidos pela água do Rio Paranaíba. Cabeças de gado, galinhas e porcos ficaram debaixo d’água. Os moradores relataram que alguns morreram afogados.


Também no Bairro Santa Luzia, a Rua Dalva Ferreira foi outra bastante afetada. Em conversa com os moradores, eles disseram que pelo menos 10 famílias tiveram que deixar os imóveis. Um deles disse que teve que se mudar duas vezes, já que ele foi para uma casa vizinha, mas a água não parou de subir e ele foi obrigado a sair novamente. Eles relataram que as famílias perderam muita coisa e eles vão precisar da ajuda da população.

Com a casa ameaçada pelas águas, o Senhor Valdomiro Pereira Santos falou sobre a situação no Bairro Santa Luzia. Ele mostrou os quintais dos vizinhos todos alagados e ressaltou que se a água subir 50 centímetros terá que se mudar. Ele está monitorando o nível e já está se preparando. Ressaltando a situação difícil, ele espera poder contar com a população e as autoridades e disse que viu animais morrendo afogados. “É a força da natureza. Esperar agora que a gente aprenda”, destacou.

No bairro Santa Terezinha, inúmeros imóveis também ficaram debaixo d’água. A rua Vitória da Conquista ficou boa parte submersa. Uma empresa de laticínios teve os fundos invadidos pela água do Rio Paranaíba. De acordo com a Polícia Militar, funcionários retiraram equipamentos do local para evitar maiores danos e monitoram a situação para não cause ainda mais prejuízos. A previsão do tempo mostra mais chuva para esta quarta-feira (12) e quinta-feira (13). As autoridades monitoram a situação para dar apoio aos moradores. As chuvas já deixaram cerca de 90 famílias desalojadas em Patos de Minas e, há 140 pontos de interdição nas rodovias de Minas Gerais.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais