Casa de Semiliberdade é inaugurada em Patos de Minas; local deverá abrigar até vinte adolescentes infratores

Os adolescentes serão designados através da justiça

Foi inaugurada, na manhã desta quarta-feira (15), a Casa de Semiliberdade de Patos de Minas. O local irá abrigar 20 adolescentes autores de atos infracionais. A casa foi inaugurada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp e já está apta a funcionar. O local possui quatro quartos sala de televisão, sala de estudos entre outros espaços. Os adolescentes serão designados através da justiça.

De acordo com o Secretário Adjunto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho, a Casa de Semiliberdade tem o intuito de acolher o adolescente que cometeu o ato infracional buscando sobretudo a profissionalização e a escolarização do menor e assim o devolvendo a sociedade. Jeferson disse ainda que a casa consiste em uma parceria com uma entidade sem fins lucrativos, o Pemse. A entidade será a responsável pela gestão da unidade socioeducativa.

A Suase acompanha, supervisiona e fiscaliza a execução da parceria. A Casa de Semiliberdade de Patos de Minas receberá um investimento, até novembro de 2022, de aproximadamente R$ 3.250.000,00. Segundo o diretor do local, José Pinto, os adolescentes infratores terão atendimento de semiliberdade uma vez que os adolescentes irão frequentar a escola, clubes e irão receber visitas dos familiares. Segundo ele, há uma equipe com cinco profissionais entre psicólogos, pedagogos e etc... Além disso, o local também irá contar com uma equipe de 20 seguranças sócio educativos.

Segundo o Promotor de Justiça, Cleber Couto, a iniciativa vem mostrando resultados expressivos em todo o estado. Segundo ele, a Casa de Semiliberdade também ajuda a desafogar o sistema de internação de adolescentes. Os infratores que irão fazer parte da Casa de Semiliberdade serão designados pela justiça de acordo com seus atos infracionais.

A inauguração desta unidade foi acordada por meio da 2ª Pactuação de Atos Preparatórios para a Expansão do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Pacto de Expansão). Trata-se de um compromisso firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).


Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais