Campanha incentiva advogados a doarem sangue e a se tornarem doadores de medula óssea
Mesmo não podendo doar em virtude de uma cirurgia recente, o presidente da OAB Patos de Minas fez questão de ir até o Hemocentro para promover as campanhas.
O Presidente da 45ª Subseção Ordem dos Advogados do Brasil de Patos de Minas foi até ao Hemocentro na tarde desta segunda-feira (09) para realizar sua doação de sangue em razão das campanhas “5 ml de esperança” e “Unindo Forças, Salvando Vidas”. As ações acontecem em comemoração ao mês do advogado e buscam estimular a doação de sangue bem como encontrar um doador compatível de medula óssea em prol do jovem Rodrigo Carvalho, acometido por Leucemia. Mesmo não podendo doar em virtude de uma cirurgia recente, o presidente da OAB Patos de Minas fez questão de ir até o Hemocentro para promover as campanhas.
De acordo com o Dr. Itamar Fernandes, Presidente da OAB Patos de Minas, as campanhas foram idealizadas em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais. A expectativa é de que os advogados se mobilizem e mobilizem seus familiares para que o hemocentro abasteça seus estoques de sangue. Ele disse que nesse mês do advogado estão sendo preparadas várias ações para comemorar e dentre elas a doação de sangue e cadastramento de medula óssea.
Segundo o Gerente Técnico do Hemonúcleo Patos de Minas, Rafael Oliveira Rocha, os estoques de sangue no Hemocentro estão bastante críticos, principalmente de sangue dos tipos O positivo e negativo. "Nós estamos em um momento muito complicado e temos medo de faltar sangue para esse grupo em específico" disse ele. Rafael também explicou que houve um aumento expressivo no cadastramento de medula óssea depois da mobilização causada pelo advogado Rodrigo Carvalho, acometido por Leucemia.
Para fazer a doação de sangue (pessoas com idade entre 16 a 69 anos) e/ou se cadastrar para doador de medula óssea (idade entre 18 e 35 anos, gozar de boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas), é necessário comparecer em uma unidade de coleta, como Belo Horizonte, Betim, Diamantina, Divinópolis, Juiz de Fora, Patos de Minas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberlândia, dentre outras e cumprir alguns requisitos simples que são exigidos para resguardar tanto o doador quanto o receptor. É possível conferir a listagem completa de cidades, com os endereços das unidades, bem como todos os pré-requisitos da doação diretamente no site da Fundação Hemominas.
O Hemocentro ainda terá horário especial nesse próximo sábado. Para receber os doadores, o local irá funcionar de 07h00 as 11h00.