Campanha de Vacinação contra rubéola termina sexta-feira

Esta é a última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola.

Esta é a última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola. Quem ainda não se vacinou deve procurar um dos postos de vacinação espalhados por todo Estado até o dia 12 de setembro. Até o momento foram vacinadas 74,46% de um total de 9.309.954 pessoas e seguindo uma tendência do país, as mulheres estão mais mobilizadas que os homens. No Estado quase 80% delas foram vacinadas. Já a população masculina está em cerca de 70%.

A meta é vacinar 100% da população e eliminar os casos da doença no país. A campanha segue até a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, nos centros de saúde e pontos de vacinação. O Estado também apresenta uma cobertura vacinal de 95% em 148 municípios e de 85% em 326 cidades, mas ainda faltam vacinar 1.416, 384 milhões de homens e 960. 743 mil mulheres.

Os homens são o principal foco desta campanha e de acordo com dados do Ministério da Saúde, 70% dos casos confirmados de rubéola em 2007 foram em homens. Segundo a gerente estadual de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Jandira Lemos, é importante que as mulheres incentivem os homens com os quais convivem a se vacinarem. “Os homens são mais resistentes à vacina, principalmente porque esquecem que podem transmitir a doença para mulheres grávidas que não podem se vacinar durante a gestação. Por isso, estamos lançando um apelo aos mineiros de 12 a 39 anos que ainda não se vacinaram para que o façam”, disse.

A rubéola é uma doença aguda, causada por vírus muito contagioso e transmitida com facilidade. A pessoa doente pode apresentar manchas avermelhadas na pele, começando no pescoço, que depois se alastram para o tronco, pernas e braços. Apesar de ser considerada benigna, a infecção pelo vírus em mulheres grávidas pode causar a Síndrome de Rubéola Congênita (SRC), podendo causar cegueira, surdez, anomalias cardíacas e retardamento mental no bebê.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza durante os dias 8, 9 e 10 de setembro postos volantes de vacinação que vão funcionar nos três restaurantes populares da capital (na rua Ceará, 490; na avenida do Contorno, 11484 e na avenida Padre Pedro Pinto, 2277), no horário de 10h às 16h.

Últimas Notícias

Motorista morre e casal fica ferido após carro e caminhonete baterem de frente na BR354

Veja mais

Adolescente de 17 anos tenta fugir de abordagem, bate em viatura da Polícia Militar e vai parar na Delegacia

Veja mais

URT SAF aposta em técnico com histórico recente de acesso para comandar novo projeto do clube

Veja mais

Caminhonete provoca acidente no centro de Patos de Minas e foge deixando mulher ferida no local

Veja mais

Dia de Cooperar reúne centenas de famílias com atividades e muita diversão, em Patos de Minas

Veja mais

Venezuelano é golpeado na cabeça com pedaço de madeira enquanto dormia no Centro de Patos de Minas

Veja mais